DOCÊNCIA COM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS E AS AÇÕES DE CUIDADO E BRINCADEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4567Palavras-chave:
educação infantil, creche, docência, cuidado, brincadeiras.Resumo
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa realizada em creches, nas quais buscou-se reconhecer a prática das professoras de crianças de 0 a 3 anos. Nessa intenção destacaram-se as especificidades da docência com os bebês e as questões de cuidado e de brincadeiras nesses ambientes educativos. Para compor a reflexão dessa pesquisa empírica, o presente texto está divido em três partes. Primeiramente propõe-se uma revisão bibliográfica sobre a temática da docência com crianças pequenas, apoiada nos principais autores nacionais e internacionais da área. Em seguida, busca-se refletir sobre as ações de cuidado observadas na prática com as crianças nas creches pesquisadas. Por fim, trata-se da ausência de brincadeiras também observadas nas referidas práticas. Como conclusão destaca-se a importância do cuidado e da brincadeira no planejamento e na prática da docência com bebês e crianças bem pequenas nas instituições de educação infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.