Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

O processo de avaliação
Os artigos submetidos à Revista Nuances: estudos sobre educação serão apreciados pelo Comitê Editorial. Aqueles que atenderem aos critérios de publicação da Revista serão enviados, sem identificação de autoria, ao julgamento de no mínimo 02 pareceristas designados pela comissão editorial. Os pareceristas recomendarão a sua aceitação, recusa ou poderão sugerir reformulações. Neste caso, o artigo reformulado retornará aos pareceristas para avaliação final.
Com o sistema duplo-cego (blind review), os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

Declaração para Concluir o Processo de Submissão
É obrigatório o envio do documento "Declaração para Submissão de Artigos" disponível neste link, devidamente preenchido, assinado e em formato PDF, onde devem constar do trabalho informações quanto à titulação acadêmica do autor e respectiva instituição; área de estudos e linha de pesquisa; atividades que desempenha; instituição a que está vinculado; endereços residencial, profissional e eletrônico completos. Cada texto poderá ter, no máximo 3 autores, sendo que um dos 3 deve obrigatoriamente possuir o título de doutor(a). Tal documento deve ser enviado no processo de submissão durante a etapa "Documentos Suplementares"

Modelo de formatação
Para facilitar a compreensão de como os artigos devem ser formatados para a submissão, sugerimos que baixe e utilize o modelo disponibilizado neste link.

Artigos Publicação Contínua

As seçãos objetivam receber artigos crítico-analíticos com aporte em estudos científicos que versam sobre temáticas relacionadas com a área da Educação (formação docente, trabalho docente, currículo escolar, prática educativa, avaliação escolar, políticas públicas educacionais, gestão escolar, metodologia de ensino, conteúdos escolares, planejamento escolar, didática, fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos da educação escolar, desenvolvimento humano, carreira docente, estágios supervisionados, processos de ensino e aprendizagem, educação especial inclusiva, etc.) contendo fundamentação teórica consistente.

Os artigos devem ser estruturados conforme as normas da revista Nuances.

Práticas Pedagógicas

A seção objetiva receber artigos que apresentem reflexões sobre práticas pedagógicas desenvolvidas em espaços/instituições escolares (da educação infantil ao ensino superior) contendo fundamentação teórica metodológica.

Não serão aceitos artigos de ‘relatos de experiência’, ou seja, artigos sem fundamentação teórica não serão reprovados.

Os artigos devem ser estruturados conforme as normas da revista Nuances.

Resenhas

A seção objetiva receber artigos que apresentem análises crítico-reflexivas de livros publicados nos últimos dois anos no Brasil e/ou no exterior, contendo fundamentação teórica metodológica consistente.

Quantidade de páginas: mínimo de 03 páginas e máximo de 05 páginas. 

A obra deve ser referenciada na primeira página da Resenha em formato de nota de rodapé.

Título da Resenha deve ser em três idiomas, conforma as normas para 'títulos' de artigos da revista Nuances (1. lingua portuguesa; 2. inglês; 3. frances e/ou espanhol).

Os artigos devem ser estruturados conforme as normas da revista Nuances.

Produções Internacionais

A seção objetiva receber artigos da comunidade internacional que apresentem dados de pesquisas científicas desenvolvidas em espaços intituicionais escolares (da educação infantil ao ensino superior), em espaços profissionais (empresas ou organizações sociais) e de experiência pedagógica docente. Os artigos devem conter fundamentação teórica metodológica consistente.

Os artigos devem ser estruturados conforme as normas da revista Nuances.

Política de Privacidade

Declaramos que os nomes, os endereços e demais informações solicitadas aos autores, avaliadores/pareceristas externos pela revista Nuances serão usados exclusivamente para os serviços de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades e/ou para terceiros.