A solidão docente na Educação Básica on-line

Percepções de professores acerca dos desafios e superações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9532

Palavras-chave:

Solidão Docente, Educação Básica, Aulas On-line

Resumo

O foco deste artigo recai sobre as percepções de professores da Educação Básica a respeito da solidão docente nas aulas on-line do modelo remoto emergencial, que ocorreu durante a pandemia da COVID-19. O objetivo foi compreender a solidão docente nas aulas on-line, com vista a identificar os principais desafios e possíveis superações encontrados pelos professores. Para isso, a pesquisa teve abordagem qualitativa com a aplicação de um questionário aberto. Os participantes foram seis professores da Educação Básica, anos iniciais, finais e nível médio, da rede pública e privada. A análise foi realizada por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados emergiram em três categorias finais, por meio das quais foi possível compreender as dificuldades enfrentadas pelos docentes durante as aulas on-line, suas estratégias para superá-las e os sentimentos envolvidos nesse processo.

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Biografia do Autor

Susana Seidel Demartini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela PUCRS. Professora de Matemática da rede municipal de São Leopoldo (RS).

Marcelo Amaral-Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Química Licenciatura pela URIFW. Mestrado em Educação pela UCS. Doutorado em Educação em Ciências pela UFRGS. Professor Visitante no PPG Ensino de Ciências e Matemática.

Elisabete Cerutti, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. membro do Conselho de Câmpus e do Conselho Universitário da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GPET/URI).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

DEMARTINI, S. S.; AMARAL-ROSA, M.; CERUTTI, E. A solidão docente na Educação Básica on-line: Percepções de professores acerca dos desafios e superações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023023, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9532. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9532. Acesso em: 30 abr. 2024.

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