Aplicação de metodologias de ensino de geografia voltadas a alunos cegos

Uma proposta de inclusão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9491

Palavras-chave:

Geografia, Cegos, Educação Inclusiva

Resumo

Um dos grandes desafios para a educação inclusiva é a formação e a prática docente que, muitas vezes, não atende a demanda e necessidade desse tipo de ensino. Uma escola inclusiva deve ser entendida em sentido amplo e não apenas como um caso individual, pois é uma realidade a ser discutida. Portanto, o professor deve trabalhar com toda a comunidade escolar; afinal, a educação inclusiva conta com a participação ativa de todos para que essa prática seja efetivada. Sendo assim, esse trabalho vem com o objetivo de contribuir aos estudos na área, buscando a diminuição da lacuna existente e ajudar na identificação de metodologias de ensino de Geografia que melhorem a compreensão de cegos. Este artigo possui um caráter de pesquisa integrativa, permitindo uma ampla abordagem metodológica baseada em pesquisas experimentais e não experimentais para completar a compreensão do fenômeno pesquisado. Esta pesquisa foi realizada por meio de artigos publicados entre 2016 e 2022, com foco nos artigos encontrados em diversas bases de dados, como Google Acadêmico. A partir da revisão feita em que foram analisados os resultados obtidos por outros autores, pode se concluir que, uma educação inclusiva na qual todos possam desfrutar do conhecimento é o que tentamos discutir por meio deste presente trabalho. Expondo o imenso desafio que envolve o tripé escola-aluno-professor, foi apresentado como resultado desta pesquisa questões que tem em vista a problemática do ensino inclusivo para alunos cegos e com baixa visão, pois foi partindo de uma situação real do cotidiano escolar que abrimos o leque desta tão importante variedade de ensino, a inclusão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio José dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife – PE – Brasil

Pós-graduado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Arcos – MG – Brasil

Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Mestre em Matemática (UFSJ).

Referências

ALVES, D. A. A cartografia tátil: Um recurso didático para ensinar geografia a deficientes visuais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA: POLÍTICAS, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Unicamp, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/2964. Acesso em: 01 abr. 2021.

AGUIAR, P. R.; COSTA, F. W. D. O ensino de geografia na perspectiva da educação inclusiva no Instituto Federal do Triângulo Mineiro–campus Patrocínio-MG. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, v. 19, n. 3, p. 26-47, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/16100. Acesso em: 01 abr. 2021.

BESERRA, J. D. V. C. Maquete tátil com legenda braille: Educação inclusiva no ensino de geografia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6112. Acesso em: 09 abr. 2021.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 14 mar. 2021.

COOK, J. P. et al. Cartografia tátil no ensino de geografia física na educação básica. PESQUISAR–Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, v. 7, n. 14, p. 15-28, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/74398. Acesso em: 08 ago. 2021.

FERREIRA, P. S.; SILVA, A. C.; SILVA, A. M. G. Práticas escolares em geografia para inclusão do aluno com deficiência visual. Educação geográfica em movimento: Saberes, práticas e perspectivas, 2021.

GENUINO, V. S. A cartografia tátil como prática educacional no ensino inclusivo da geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14028. Acesso em: 29 jul. 2021.

HAMUD, J. A. Ensino de climatologia no 6º ano com apoio de recursos didáticos táteis: Possibilidades para uma geografia escolar inclusiva. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/223636. Acesso em: 09 jun. 2021.

JUNIOR, R. L. F.; COSTA, V. C. Geotecnologias Como Subsídio a Práticas de Ensino em Geografia Para Alunos de Baixa Visão do Ensino Fundamental do Instituto Benjamin Constant (IBC). Geografia Ensino & Pesquisa, v. 21, n. 2, p. 135-145, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/25952. Acesso em: 06 ago. 2021.

MEDEIROS, M. I. Educação Inclusiva e o Ensino de Geografia: Uma perspectiva por meio da Cartografia Tátil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019. Disponível em: https://bdm.ufmt.br/handle/1/1233. Acesso em: 14 mar. 2021.

RODRIGUES, T. T.; SALDANHA, C. S.; CORRÊA, L. R. A cartografia inclusiva e o futuro no ensino da geografia. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2017, Santa Maria. Anais [...]. Santa Maria, 2017. Disponível em: https://revistas-old.fapas.edu.br/index.php/anaiscongressoie/article/view/943/807. Acesso em: 15 fev. 2021.

SILVA, R. A. Recursos didáticos táteis: Intervenções educacionais para mediar o ensino da Geografia para estudantes cegos. 2019. Dissertação (Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) – Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2869. Acesso em: 22 maio 2021.

SOUZA, L. P. O ensino da Geografia acessível a pessoas com deficiência visual por meio do uso de globos terrestres táteis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220173. Acesso em: 18 maio 2021.

Publicado

31-03-2022

Como Citar

SANTOS, M. J. dos; MELO ROCHA, J. . S. . de. Aplicação de metodologias de ensino de geografia voltadas a alunos cegos: Uma proposta de inclusão social. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9491. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9491. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua