Aplicação de metodologias de ensino de geografia voltadas a alunos cegos

Uma proposta de inclusão social

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9491

Mots-clés :

Geografia, Cegos, Educação Inclusiva

Résumé

Um dos grandes desafios para a educação inclusiva é a formação e a prática docente que, muitas vezes, não atende a demanda e necessidade desse tipo de ensino. Uma escola inclusiva deve ser entendida em sentido amplo e não apenas como um caso individual, pois é uma realidade a ser discutida. Portanto, o professor deve trabalhar com toda a comunidade escolar; afinal, a educação inclusiva conta com a participação ativa de todos para que essa prática seja efetivada. Sendo assim, esse trabalho vem com o objetivo de contribuir aos estudos na área, buscando a diminuição da lacuna existente e ajudar na identificação de metodologias de ensino de Geografia que melhorem a compreensão de cegos. Este artigo possui um caráter de pesquisa integrativa, permitindo uma ampla abordagem metodológica baseada em pesquisas experimentais e não experimentais para completar a compreensão do fenômeno pesquisado. Esta pesquisa foi realizada por meio de artigos publicados entre 2016 e 2022, com foco nos artigos encontrados em diversas bases de dados, como Google Acadêmico. A partir da revisão feita em que foram analisados os resultados obtidos por outros autores, pode se concluir que, uma educação inclusiva na qual todos possam desfrutar do conhecimento é o que tentamos discutir por meio deste presente trabalho. Expondo o imenso desafio que envolve o tripé escola-aluno-professor, foi apresentado como resultado desta pesquisa questões que tem em vista a problemática do ensino inclusivo para alunos cegos e com baixa visão, pois foi partindo de uma situação real do cotidiano escolar que abrimos o leque desta tão importante variedade de ensino, a inclusão escolar.

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Bibliographies de l'auteur

Márcio José dos Santos, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife – PE – Brasil

Pós-graduado em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

Joice Stella de Melo Rocha, Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Arcos – MG – Brasil

Professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Mestre em Matemática (UFSJ).

Références

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Publiée

2022-03-31

Comment citer

SANTOS, M. J. dos; MELO ROCHA, J. . S. . de. Aplicação de metodologias de ensino de geografia voltadas a alunos cegos: Uma proposta de inclusão social. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9491. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9491. Acesso em: 21 déc. 2024.

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