Educação especial como instrumento de mudança social na Croácia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9954

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Educação, Inclusão, República da Croácia, Educação especial

Resumo

Este texto tratará do desenvolvimento da pedagogia da educação especial e sua abordagem com alunos com deficiências de desenvolvimento. A primeira parte do artigo descreverá o desenvolvimento da pedagogia especial, seus conceitos básicos, o percurso na Croácia e os desafios enfrentados pelos especialistas no assunto nesse país. A segunda parte do artigo enfocará as dificuldades enfrentadas pelos alunos em escolas regulares e as maneiras pelas quais a ajuda pode ser fornecida a aqueles com diferentes dificuldades de aprendizagem. Ênfase especial será dada ao trabalho com discentes autistas. A parte final do documento apresentará conclusões sobre a importância da pedagogia especial na educação moderna e sobre a necessidade de maior desenvolvimento e melhoria desta na Croácia. Todos os itens acima serão apoiados por artigos científicos e pesquisas neste campo. O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre vários aspectos da pedagogia especial, especialmente com foco no trabalho com alunos autistas, a fim de garantir uma educação adequada para todos, independentemente de suas dificuldades de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Lukáš Stárek, Univerzita Jana Amose Komenskeho Praha

Asistant Professor, Department of Special Education.

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Publicado

12-07-2023

Como Citar

STÁREK, L. Educação especial como instrumento de mudança social na Croácia. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023005, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9954. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9954. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua