Contribuições em rizomas de Félix Guattari para a educação ecosófica planetária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9482

Palavras-chave:

Félix Guattari, Educação, Ecosófica, Terra-Pátria

Resumo

Convergimos com o legado de Félix Guattari, sua importância na educação, a Ecosofia e sua definição de rizoma na Biologia, porém desta vez utilizado como complexidade da investigação sob o complexo transparadigma para ir além do reducionismo instituído. A crise da Terra nos afeta como Pátria, nos fere e é assim que a assumimos com nossos sentimentos e pensamentos; sabemos que a educação é um bastião para a tão esperada recivilização. Para isso, como complexo objetivo de estudo, configuramos em rizomas as contribuições de Félix Guattari para a Educação Ecosófica Planetária. O transmétodo hermenêutico compreensivo, ecosófico e diatópico foi utilizado nos momentos analítico, empírico e proposicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente (UDO), Cumaná – Venezuela

Departamento de Matemáticas. Doutorado em Inovações Educativas (UNEFA) – Chuao. Doutorado em Patrimônio Cultural (ULAC) – Caracas.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Professor de Educação/Pedagogia. Doutorado em Geografia (UNESP).

Mireya Mirabal Rodríguez, Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV), Caracas – Venezuela

Doutorado em Ciências da Educação.

Referências

CARABALLO, M.; RODRÍGUEZ, M. E. Perspectivas complejas y antropoéticas de la Educación Inclusiva Ecosófica. Polyphōnia. Revista de Educación Inclusiva, Santiago de Chile, v. 3, n. 2, p. 117-133, 2019. Disponível em: https://www.revista.celei.cl/index.php/PREI/article/view/298. Acesso em: 08 abr. 2020.

CATUNDA, M. B.; FORTUNATO, I. Ensaios do quadro negro: Conexões sensíveis, possíveis da educação. São Paulo: Edições Hipótese 2016.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille plateaux: Capitalisme et schizophrénie. Paris: Minuit, 1980.

FERNÁNDEZ, R. G. Hacia una construcción del sujeto en Michel Foucault. Wimblu, v. 13, n. 1, p. 9-26, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6345900. Acesso em: 25 jun. 2020.

FORTUNATO, I. Porque precisamos de pesquisas ambientais. Revista Hipótese, Itapetininga, v. 1, n. 1, p. 6-14, 2015. Disponível em: https://revistahipotese.emnuvens.com.br/revista/article/view/19. Acesso em: 15 set. 2020.

GUATTARI, F. Caosmosis. Paris: Manantial, 1992.

GUATTARI, F. Las tres ecologías. París: Éditions Galilée, 1996.

GUATTARI, F. Plan sobre el planeta: Capitalismo mundial integrado y revolución molecular. Madrid: Mapas, 2004.

GUATTARI, F. La ciudad subjetiva y post-mediática: La polis reinventada. Cali: Fundación Comunidad, 2008.

GUATTARI, F. ¿Qué es la Ecosofía?: Textos presentados y agenciados por Stéphane Nadaud. Barcelona: Cactus editorial, 2015.

MORÍN, E.; KERN, A. Tierra Patria. Madrid: Editorial Nueva Visión, 1993.

MORÍN, E. A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORÍN, E. Unir los conocimientos. La Paz: Plural, 2004.

MORÍN, E. El método VI: Ética. Madrid: Ediciones Cátedra, 2006.

MORÍN, E. La vía para el futuro de la humanidad. Barcelona: Paidós Estado y Sociedad, 2011.

OLIVEIRA, T. R. M.; PARAÍSO, M. A. Mapas, dança, desenhos: a cartografia como método de pesquisa em educação. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 3, p. 159-178, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/6YjGVFn6qZpqdGcPVtWFbWn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 maio 2020.

PANIKKAR, R. Diálogo intrarreligioso. In: CASSIANO, F.; ACOSTA, J. J. T. (org.). Conceptos fundamentales del cristianismo. Madrid: Trotta, 1993.

RODRÍGUEZ, M. E. Fundamentos epistemológicos de la relación patrimonio cultural, identidad y ciudadanía: Hacia una educación patrimonial transcompleja en la ciudad. 2017. Tesis (Doctorado en Innovaciones Educativas) – Universidad Latinoamericana y el Caribe, Caracas, Venezuela, 2017.

RODRÍGUEZ, M. E. Visiones rizomáticas de la enseñanza de la matemática como decolonialidad. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, v. 11, e836, p. 1-17. 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8103292. Acesso em: 10 maio 2020.

RODRÍGUEZ, M. E.; MIRABAL, M. Ecosofía-antropoética: Una recivilización de la humanidad. Telos: revista de Estudios Interdisciplinarios en Ciencias Sociales, v. 22, n. 2, p. 295-309, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/993/99364322004/99364322004.pdf. Acesso em: 06 ago. 2020.

RODRÍGUEZ, M. E. La decolonialidad planetaria como apodíctica de la transcomplejidad. RECIPEB: Revista Científico-Pedagógica do Bié, v. 1, n. 1, p. 43-56, 2021. Disponível em: http://recipeb.espbie.ao/ojs/index.php/recipeb/article/view/41. Acesso em: 05 out. 2020.

SANTOS, B. S. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. Porto: Afrontamento, 1989.

SANTOS, B. S. Crítica de la razón indolente: Contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Editorial Desclée de Brouwer S. A., 2003.

SANTOS, B. S. Epistemologías del Sur. Utopía y Praxis Latinoamericana. Revista internacional de filosofía iberoamericana y teoría social, Universidad del Zulia, v. 54, p. 17-39, 2011. Disponível em: https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/3429. Acesso em: 21 out. 2020.

SOCIEDADES BÍBLICAS UNIDAS. Santa Biblia. Versión Reina-Valera. Venezuela, 1960.

Publicado

31-03-2022

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I.; RODRÍGUEZ, M. M. Contribuições em rizomas de Félix Guattari para a educação ecosófica planetária. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9482. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9482. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua