Contribuições em rizomas de Félix Guattari para a educação ecosófica planetária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9482

Palavras-chave:

Félix Guattari, Educação, Ecosófica, Terra-Pátria

Resumo

Convergimos com o legado de Félix Guattari, sua importância na educação, a Ecosofia e sua definição de rizoma na Biologia, porém desta vez utilizado como complexidade da investigação sob o complexo transparadigma para ir além do reducionismo instituído. A crise da Terra nos afeta como Pátria, nos fere e é assim que a assumimos com nossos sentimentos e pensamentos; sabemos que a educação é um bastião para a tão esperada recivilização. Para isso, como complexo objetivo de estudo, configuramos em rizomas as contribuições de Félix Guattari para a Educação Ecosófica Planetária. O transmétodo hermenêutico compreensivo, ecosófico e diatópico foi utilizado nos momentos analítico, empírico e proposicional.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodríguez, Universidad de Oriente (UDO), Cumaná – Venezuela

Departamento de Matemáticas. Doutorado em Inovações Educativas (UNEFA) – Chuao. Doutorado em Patrimônio Cultural (ULAC) – Caracas.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil

Professor de Educação/Pedagogia. Doutorado em Geografia (UNESP).

Mireya Mirabal Rodríguez, Universidad Bolivariana de Venezuela (UBV), Caracas – Venezuela

Doutorado em Ciências da Educação.

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Publicado

31-03-2022

Como Citar

RODRÍGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I.; RODRÍGUEZ, M. M. Contribuições em rizomas de Félix Guattari para a educação ecosófica planetária. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9482. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9482. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua