O “sabe com quem está falando?” E a educação superior privada no Brasil

Paradoxos e dilemas para uma interpretação crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10262

Palavras-chave:

Educação superior privada, Antropologia, Cultura brasileira, Ritos sociais

Resumo

Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre a educação superior privada no Brasil, fundamentado na antropologia de Roberto DaMatta. Através da análise das ideias do autor acerca de situações cotidianas e eventos do ensino superior, busca-se destacar dilemas e paradoxos que necessitam ser enfrentados. Propõe-se uma reflexão que introduz possíveis contribuições da antropologia brasileira para os fenômenos educacionais no ensino superior privado, instigando a necessidade de criar alternativas e realizar questionamentos críticos sobre as práticas existentes nesse contexto. A análise do jeitinho, da hierarquização, do “sabe com quem está falando?”, do conservadorismo e dos ritos sociais visa ampliar as noções comumente aplicadas na compreensão dos fenômenos educacionais.

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Biografia do Autor

João Nicodemos Martins Manfio, Centro Universitário UNISOCIESC

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestre em Sociologia Política Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Ciências Sociais - Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Coordenador do Núcleo de Estudos de Sociologia Contemporânea: Zygmunt Bauman (NESC-CNPq).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

MANFIO, J. N. M. O “sabe com quem está falando?” E a educação superior privada no Brasil: Paradoxos e dilemas para uma interpretação crítica. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10262. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10262. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua