O “sabe com quem está falando?” E a educação superior privada no Brasil
Paradoxos e dilemas para uma interpretação crítica
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10262Mots-clés :
Educação superior privada, Antropologia, Cultura brasileira, Ritos sociaisRésumé
Este trabalho tem como objetivo estabelecer um diálogo sobre a educação superior privada no Brasil, fundamentado na antropologia de Roberto DaMatta. Através da análise das ideias do autor acerca de situações cotidianas e eventos do ensino superior, busca-se destacar dilemas e paradoxos que necessitam ser enfrentados. Propõe-se uma reflexão que introduz possíveis contribuições da antropologia brasileira para os fenômenos educacionais no ensino superior privado, instigando a necessidade de criar alternativas e realizar questionamentos críticos sobre as práticas existentes nesse contexto. A análise do jeitinho, da hierarquização, do “sabe com quem está falando?”, do conservadorismo e dos ritos sociais visa ampliar as noções comumente aplicadas na compreensão dos fenômenos educacionais.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Alberto Carlos. A cabeça do brasileiro. Rio de Janeiro: Record, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a Sociologia de P. Bourdieu. Tradução: Lucy Magalhães. Petrópolis: Vozes, 2003.
BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 2016. 496 p. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 24 maio 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2021.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? [S. l.]: Rocco, 1984.
DAMATTA, Roberto. Conta de Mentiroso: sete ensaios de antropologia brasileira. [S. l.]: Rocco, 1993.
DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. [S. l.]: Rocco, 1997a.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. [S. l.]: Rocco, 1997b.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.
FERNANDES, Florestan. Análise e crítica do projeto de lei sobre diretrizes e bases da educação nacional. In: BARROS, Roque Spencer Maciel de (org.). Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Pioneira, 1960. p. 217-306.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. 40. Ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. UNESP, 2000.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26. ed. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023.
PEREIRA, Maria A. Impacto das políticas neoliberais na educação superior. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 3, n. 3, p. 71-89, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/531. Acesso em: 15 jul. 2023.
PRAXEDES, Walter Lucio de Alencar. A questão racial e a superação do eurocentrismo na educação escolar. Revista de Pedagogia Perspectivas em Educação, Caieiras, SP, v. 2, n. 1, 2008. Disponível em: https://silo.tips/download/a-questao-racial-e-a-superaao-do-eurocentrismo-na-educaao-escolar. Acesso em: 15 jul. 2023.
RIBEIRO, Darcy. Teoria do Brasil: estudos de antropologia da civilização. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975.
SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese de História da Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.
VEIGA, Ilma Passos. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2009.
VELOSO, Fernando; FILHO, Fernando de Holanda Barbosa; PERUCHETTI, Paulo. Impactos da educação no mercado de trabalho. In: VELOSO, Fernando; FILHO, Fernando de Holanda Barbosa; PERUCHETTI, Paulo (org.). Educação e Mercado de Trabalho. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Economia, FGV, 2022. Disponível em https://ibre.fgv.br/sites/ibre.fgv.br/files/arquivos/u65/educacao_e_mercado_de_trabalho_03012022_-_final.pdf. Acesso em: 15 jul. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Nuances: Estudos sobre Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.