Métodos de estudo das tradições de educação familiar no ensino de crianças em idade pré-escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10182

Palavras-chave:

Abordagem axiológica, Variabilidade, Metodologia de investigação integrada, Métodos de investigação científica, Tradições e valores familiares

Resumo

O objetivo do estudo relatado é desenvolver e testar uma metodologia abrangente “Estudo das tradições de educação familiar”. No âmbito da abordagem axiológica, os autores empregam um conjunto de métodos, incluindo análise interdisciplinar das tradições de educação familiar, análise da história da arte de peças de arte que tratam do tema da família, classificação das tradições de educação familiar e modelagem de apoio à família. educação das crianças desde o nascimento até a idade adulta com base no fortalecimento das tradições de educação familiar. Os autores concluem sobre a conveniência de desenvolver um complexo diagnóstico e um navegador de métodos para o estudo das tradições de educação familiar, que permitirá aos educadores projetar com competência e realizar de forma eficaz o apoio direcionado à educação familiar, levando em consideração as tradições de uma família específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalya Agre , Institute for the Study of Childhood, Family, and Education of the Russian Academy of Education

Diretor.

Irina Lykova , Institute for the Study of Childhood, Family, and Education of the Russian Academy of Education

Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor Associado. Pesquisador Chefe do Laboratório de Pesquisa Fundamental e Aplicada.

Aleksey Mayer , State Humanitarian and Technological University, Orekhovo-Zuyevo

Professor do Departamento de Pedagogia da Educação Infantil e Pré-Escolar. Doutor em Ciências Pedagógicas. Professor Associado.

Diana Mashkova , Institute for the Study of Childhood, Family, and Education of the Russian Academy of Education

Candidato em Ciências Filológicas. Especialista do Centro de Apoio Metodológico.

Referências

AKUTINA, S. P. K problem e klassifikatsii semeinykh dukhovno-nravstvennykh tsennostei [On the problem of moral and spiritual family values classification]. Izvestia: Herzen University Journal of Humanities & Sciences, [S. l.], n. 94, p. 9–15, 2009.

ALIKHANOVA, R. A. Psikhologo-pedagogicheskaia kharakteristika tsennostei semi [Psychological and pedagogical characteristics of family values]. Economical and Humanitarian Researches of the Regions, [S. l.], n. 6, p. 12–15, 2021.

ANDERSTAF, S.; LECUSAY, R.; NILSSON, M. Sometimes we have to clash': how preschool teachers in Sweden engage with dilemmas arising from cultural diversity and value differences. Intercultural Education, [S. l.], v. 32, n. 3, p. 296–310, 2021. DOI: 10.1080/14675986.2021.1878112.

ANUNCIAÇÃO, P. F.; PESSOA, C. M.; JAMIL, G. L. (ed.). Handbook of research on digital transformation and challenges to data security and privacy. IGI Global, 2021. 529 p. DOI: 10.4018/978-1-7998-4201-9.

ARTIUKHINA, V. A. Oprosnye metody izucheniia obshchestvennogo mneniia: Vozmozhnosti i ogranicheniia [Survey methods for studying public opinion: Opportunities and limitations]. Sociology in the Modern World: Science, Education, Creativity, [S. l.], v. 1, n. 9, p. 132–135, 2017.

BUGAKOVA, T. A. Analiz fenomena semeinykh traditsii v sotsialno-gumanitarnykh naukakh [Analysis of the phenomenon of family traditions in the social sciences]. Human. Science. Socium, [S. l.], v. 4, n. 8, p. 107–128, 2021.

DEMENTEVA, I. F. Transformatsiia tsennostnykh orientatsii v sovremennoi rossiiskoi seme [Social values transformation in the contemporary Russian family]. RUDN Journal of Sociology, [S. l.], n. 1, p. 150–160, 2004.

DEMENTEVA, I. F. (ed.) Semeinoe vospitanie v sovremennoi Rossii: Sostoianie i strategiia razvitiia [Family upbringing in modern Russia: Current status and development strategy]: Collective monograph. Moscow: Institute for Family and Upbringing of the Russian Academy of Education, 2015. 194 p.

DIULDINA, Z. Semeinye tsennosti i traditsii kak osnova osnov rossiiskogo obshchestva i gosudarstva [Family values and traditions as the backbone of Russian society and state]. Vlast, [S. l.], n. 11, p. 97–100, 2013.

GAI-VORONSKAIA, A. L. Biograficheskii metod i ego evristicheskie vozmozhnosti v sotsiologicheskikh issledovaniiakh [Biographic method and its heuristic potential in sociological research]. Filosofiia i sotsialnye nauki: nauchnyi zhurnal, [S. l.], n. 1, p. 47–51, 2008.

HEGEL, G. V. F. Nauka logiki [Science of logic]. St. Petersburg: Nauka, 1997. 352 p.

KAMYSHOVA, E. V.; KOCHETKOV, V. V.; RODIONOVA, D. A. Primenenie oprosnykh metodov v issledovanii sotsialnoi ekskliuzii mnogodetnykh semei v Rossii [Application of survey methods in the study of social exclusion of large families in Russia]. In: SAVINOV, L. I. (ed.). Proceedings of the Interregional Scientific and Practical Conference. Saransk: IE Afanasev V. S., 2021. p. 36.

LESHKEVICH, T.; MOTOZHANETSA, A. Social perception of artificial intelligence and digitization of cultural heritage: Russian content. Applied Sciences, [S. l.], v. 12, n. 5, art. n. 2712, 2022. DOI: 10.3390/app12052712.

LYKOVA, I. A.; MAYER, A. A. Sistematizatsiia traditsii semeinogo vospitaniia: Sotsialno-pedagogicheskii klassifikator [Systematization of family education traditions: A socio-pedagogical classifier]. Science for Education Today, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 200–224, 2022. DOI: 10.15293/2658-6762.2205.11.

MAYER, A. A.; SHESTAKOVA, O. A. Metodika analiza transformatsii traditsii semeinogo vospitaniia (po materialam oprosa roditelei) [Methodology for analyzing the transformation of family education traditions (based on a survey of parents)]. Vestnik of State University of Humanities and Technology, [S. l.], n. 3, p. 57–68, 2022.

SVADBINA, T. V. Semia i rossiiskoe obshchestvo v poiske obnovleniia [Family and Russian society in search of renewal]: Monograph. Nizhny Novgorod: Nizhny Novgorod State Pedagogical University, 2000. p. 78.

Publicado

28-11-2023

Como Citar

AGRE , N.; LYKOVA , I.; MAYER , A.; MASHKOVA , D. Métodos de estudo das tradições de educação familiar no ensino de crianças em idade pré-escolar. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10182. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10182. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua