Qualidade ambiental no interior das salas de aula no 1º ciclo

revelando as melhorias que precisam de ser feitas!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.11162

Palavras-chave:

Qualidade Ambiental Interna (QAI), Sala de aula, Edifícios escolares, Indicador de Taxa de Conformidade.

Resumo

O estudo foca na análise da Qualidade Ambiental Interna (QAI) de salas de aula do ensino básico, considerando parâmetros como dióxido de carbono, temperatura, umidade e iluminância. Os dados foram coletados em quatro salas de aula de um país do sul da Europa, em maio de 2022. O estudo visa compreender as diferenças na qualidade ambiental interna entre salas de aula e períodos temporais. Foram utilizadas estatísticas para analisar o Indicador de Taxa de Conformidade (ITC) para cada parâmetro, assinalando a adesão destes aos níveis desejáveis de conformidade. Os resultados mostram diferenças significativas entre as salas de aula, particularmente nos parâmetros temperatura e iluminância. A análise dos diferentes períodos temporais revela flutuações críticas nos níveis de dióxido de carbono e na iluminância. Os resultados indicam grande variabilidade nos parâmetros analisados, com uma tendência severa e instável de agravamento, atingindo índices perigosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Neusa Sofia Guerreiro Pedro, Universidade de Lisboa

    Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UIDEF), Lisboa – Portugal. Professora Associada com Agregação na área de pesquisa e ensino em Currículo, Formação de Professores e Tecnologias Educacionais.

  • Edson Pinheiro Pimentel, Universidade Federal do ABC

    Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP – Brasil. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, com atuação em pesquisa sobre Informática Aplicada à Educação. Professora Associada IV, Centro de Matemática, Computação e Cognição (CMCC).

  • João Pidade, Universidade de Lisboa

    Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (UIDEF), Lisboa – Portugal. Professora Assistente na área de pesquisa e ensino em Currículo, formação de Professores e Tecnologias Educacionais.

  • Elisabete Cruz, Universidade de Évora

    Universidade de Évora, Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), Évora – Portugal. Docente e pesquisadora na área de Ciências da Educação – Didática, Desenvolvimento Curricular e Tecnologias Educacionais. Professora Assistente, Departamento de Pedagogia e Educação.

Referências

AGUILAR, A. J.; DE LA HOZ-TORRES, M. L.; RUIZ, D. P.; MARTÍNEZ-AIRES, M. D. Monitoring and Assessment of Indoor Environmental Conditions in Educational Building Using Building Information Modelling Methodology. International Journal of Environmental Research and Public Health, Switzerland, v. 19, n. 21, p. 13756, 2022. DOI: 10.3390/ijerph192113756.

AL HORR, Y.; ARIF, M.; KATAFYGIOTOU, M.; MAZROEI, A.; KAUSHIK, A.; ELSARRAG, E. Impact of indoor environmental quality on occupant well-being and comfort: A review of the literature. International Journal of Sustainable Built Environment, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–11, 2016. DOI: 10.1016/j.ijsbe.2016.03.006.

ALMEIDA, R. M. S. F.; RAMOS, N. M. M.; DE FREITAS, V. P. Thermal comfort models and pupils’ perception in free-running school buildings of a mild climate country. Energy and Buildings, [S. l.], v. 111, p. 64–75, 2016. DOI: 10.1016/j.enbuild.2015.09.066.

APTE, M. G.; ERDMANN C. A. Indoor carbon dioxide concentrations, VOCs, environmental sensitivity association with mucous membrane and lower respiratory sick building syndrome symptoms in the base study: analyses of the 100 building dataset. California: Indoor Environment Group, 2002. Disponível em: https://indoor.lbl.gov/publications/indoor-carbon-dioxide-1. Acesso em: 29 abr. 2025.

BARKMANN, C.; WESSOLOWSKI, N.; SCHULTE-MARKWORT, M. Applicability and efficacy of variable light in schools. Physiology & Behavior, [S. l.], v. 105, n. 3, p. 621–627, 2012. DOI: 10.1016/j.physbeh.2011.09.020.

BOYCE, P. R. Human Factors in Lighting. 3. rd. Boca Raton: CRC Press, 2014.

BRINK, H. W.; LOOMANS, M. G. L. C.; MOBACH, M. P.; KORT, H. S. M. A systematic approach to quantify the influence of indoor environmental parameters on students’ perceptions, responses, and short‐term academic performance. Indoor Air, [S. l.], v. 32, n. 10, p. 1–19, 2022. DOI: 10.1111/ina.13116.

CASTILLA, N.; LLINARES, C.; BRAVO, J. M.; BLANCA, V. Subjective assessment of university classroom environment. Building and Environment, [S. l.], v. 122, p. 72–81, 2017. DOI: 10.1016/j.buildenv.2017.06.004.

CATALINA, T.; GHITA, S. A.; POPESCU, L. L.; POPESCU, R. Survey and measurements of indoor environmental quality in urban/rural schools located in Romania. International Journal of Environmental Research and Public Health, [S. l.], v. 19, n. 16, p. 10219, 2022. DOI: 10.3390/ijerph191610219.

CHATZIDIAKOU, L.; MUMOVIC, D.; DOCKRELL, J. The effects of thermal conditions and indoor air quality on health, comfort and cognitive performance of students. London: The Bartlett, 2014.

CHERYAN, S.; ZIEGLER, S. A.; PLAUT, V. C.; MELTZOFF, A. N. Designing classrooms to maximize student achievement. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 4–12, 2014. DOI: 10.1177/2372732214548677.

DIREÇÃO-GERAL DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR. Normas para concepção e construção de escolas básicas. Portugal: DGAE, 2004. Disponível em: http://www.centroescolar.min-edu.pt/np4/file/9/programa_ii.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

EARTHMAN, G. I. School facility conditions and studentacademic achievement. Los Angeles: UCLA’s Institute for Democracy, 2002. Disponível em: https://escholarship.org/uc/item/5sw56439. Acesso em: 29 abr. 2025.

EARTHMAN, G. I. Prioritization of 31 criteria for an adequate school building. Baltimore: American Civil Liberties Union, 2004. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/239605533_Prioritization_of_31_criteria_for_school_building_adequacy. Acesso em: 29 abr. 2025.

GRIFFITHS, M.; EFTEKHARI, M. Control of CO2 in a naturally ventilated classroom. Energy and Buildings, [S. l.], v. 40, n. 4, p. 556–560, 2008. DOI: 10.1016/j.enbuild.2007.04.013.

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA. Boletim climático Portugal Continental – Maio/2022. Lisboa: IPMA, 2022. Disponível em: https://www.ipma.pt/resources.www/docs/im.publicacoes/edicoes.online/20220608/doEOrQOHPDDWhISEKCGO/cli_20220501_20220531_pcl_mm_co_pt.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

JAIN, N. et al. Building performance evaluation: Balancing energy and indoor environmental quality in a UK school building. Building Services Engineering Research and Technology, [S. l.], v. 41, n. 3, p. 343–360, 2020. DOI: 10.1177/0143624419897397.

LEWINSKI, P. Effects of classrooms’ architecture on academic performance in view of telic versus paratelic motivation: a review. Frontiers in Psychology, Lausanne, v. 6, p. 1–5, 2015. DOI: 10.3389/fpsyg.2015.00746.

LIU, S.; YOSHINO, H.; MOCHIDA, A. A measurement study on the indoor climate of a college classroom. International Journal of Ventilation, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 251–261, 2011. DOI: 10.1080/14733315.2011.11683953.

MOHAMED, S.; RODRIGUES, L.; OMER, S.; CALAUTIT, J. Overheating and indoor air quality in primary schools in the UK. Energy and Buildings, [S. l.], v. 250, p. 111291, 2021. DOI: 10.1016/j.enbuild.2021.111291.

MOLDOVEANU, A. M. Biological Contamination of Air in Indoor Spaces. In: NEJADKOORKI, F. (org.). Current Air Quality Issues, [S. l.], p. 489–514, 2015. DOI: 10.5772/59727.

NAKAOKA, H.; SUZUKI, N.; EGUCHI, A.; MATSUZAWA, D.; MORI, C. Impact of exposure to indoor air chemicals on health and the progression of building-related symptoms: a case report. Sustainability, [S. l.], v. 14, n. 21, p. 14421, 2022. DOI: 10.3390/su142114421.

PARQUE ESCOLAR. Especificações Técnicas de Arquitetura para Projeto do Edifício Escolar. [S. l.], Parque Escolar, 2017. Disponível em: https://construcaopublica.gov.pt/docs/site/pt/programa/Parque-Escolar-Manual-Especificacoes-Tecnicas-Arquitetura.pdf. Acesso em: 29 abr. 2025.

PEDRO, N.; SARDINHA, L.; PIEDADE, J.; CRUZ, E.; AGONÁCS, N.; PEDRO, A.; RODRIGUES, A. L. Digital Technologies and Innovative Learning Environments: a project for studying its impact on Students’ performance and wellbeing. In: International Technology, Education and Development Conference, 17., 2023, Valença. Proceedings […]. Valença: IATED, 2023. p. 8031–8040.

PORTUGAL. Portaria n.º 353, de 4 de dezembro. Ministério do Ambiente. Diário da República: 1.a série, n. 235, p. 6644(2)-6644(9), 2013. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/353-2013-484380. Acesso em: 29 abr. 2025.

PULIMENO, M.; PISCITELLI, P.; COLAZZO, S.; COLAO, A.; MIANI, A. Indoor air quality at school and students’ performance: recommendations of the UNESCO chair on health education and sustainable development & the Italian society of environmental medicine (SIMA). Health Promotion Perspectives, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 169–174, 2020. DOI: 10.34172/hpp.2020.29.

ROSKOS, K.; NEUMAN, S. B. The classroom environment. The Reading Teacher, [S. l.], v. 65, n. 2, p. 110–114, 2011. DOI: 10.1002/TRTR.01021.

SAMANI, S. A.; SAMANI, S. A. The Impact of Indoor Lighting on Students’ Learning Performance in Learning Environments: A knowledge internalization perspective. International Journal of Business and Social Science, [S. l.], v. 3, n. 24, p. 127–136, 2012.

SCHNEIDER, M. Linking School Facility Conditions to Teacher Satisfaction and Success. Washington: National Clearinghouse for Educational Facilities, 2003. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED480552. Acesso em: 29 abr. 2025.

TRAN, M. T.; WEI, W.; DASSONVILLE, C.; MARTINSONS, C.; DUCRUET, P.; MANDIN, C.; HÉQUET, V.; WARGOCKI, P. Review of parameters measured to characterize classrooms’ indoor environmental quality. Buildings, Basel, v. 13, n. 2, p. 433, 2023. DOI: 10.3390/buildings13020433.

WARGOCKI, P.; WYON, D. P. Providing better thermal and air quality conditions in school classrooms would be cost-effective. Building and Environment, [S. l.], v. 59, p. 581–589, 2013. DOI: 10.1016/j.buildenv.2012.10.007.

YANG, Z.; BECERIK-GERBER, B.; MINO, L. A study on student perceptions of higher education classrooms: Impact of classroom attributes on student satisfaction and performance. Building and Environment, [S. l.], v. 70, p. 171–188, 2013. DOI: 10.1016/j.buildenv.2013.08.030.

ZHONG, L.; YUAN, J.; FLECK, B. Indoor Environmental Quality Evaluation of Lecture Classrooms in an Institutional Building in a Cold Climate. Sustainability, [S. l.], v. 11, n. 23, p. 6591, 2019. DOI: 10.3390/su11236591.

ZHONG, S.; LALANNE, D.; ALAVI, H. The complexity of indoor air quality forecasting and the simplicity of interacting with it – a case study of 1007 office meetings. In: Chi conference on human factors in computing systems, 21, 2021, Yokohama, Japan. Proceedings […]. New York: Association for Computing Machinery, 2021. p. 1–19.

ZOMORODIAN, Z. S.; TAHSILDOOST, M.; HAFEZI, M. Thermal comfort in educational buildings: A review article. Renewable and Sustainable Energy Reviews, [S. l.], v. 59, p. 895–906, 2016. DOI: 10.1016/j.rser.2016.01.033.

Publicado

21-08-2025

Como Citar

Qualidade ambiental no interior das salas de aula no 1º ciclo: revelando as melhorias que precisam de ser feitas!. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025008, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.11162. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/11162. Acesso em: 26 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 753

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.