O papel das escolas científicas na formação da infraestrutura intelectual de uma universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.11289

Palavras-chave:

Escola científica, Infraestrutura intelectual, Infraestrutura intelectual universitária, Marcadores de atividade da escola científica

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o papel das escolas científicas na formação da infraestrutura intelectual de uma universidade. São explorados os métodos pelos quais as escolas científicas influenciam o desenvolvimento da infraestrutura intelectual nas universidades. O estudo identifica os principais marcadores que influenciam a dinâmica da infraestrutura intelectual universitária, incluindo: a estruturação da escola científica; o líder e a equipe da escola; as publicações e edições científicas; a citação dos trabalhos dos membros da escola científica; a participação dos membros em diversas atividades científicas nacionais e internacionais de alta qualidade. É dada atenção especial ao funcionamento das escolas científicas no ambiente universitário, particularmente na formação de programas educacionais modernos. Além disso, destaca-se o papel significativo das escolas científicas no envolvimento de estudantes interessados na pesquisa, no atendimento às necessidades práticas do processo educacional, na ampliação das oportunidades da universidade para colaboração externa, especialmente internacional, e na contribuição para o desenvolvimento de sistemas educacionais voltados para o social.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elvir Akhmetshin, Universidade Mamun

    Universidade Mamun, Khiva – Uzbequistão. Candidato em Ciências Econômicas. Professor Associado. Chefe do Departamento de Pesquisa Científica, Inovações e Formação de Pessoal Científico e Pedagógico. Professor Associado do Departamento de Economia e Gestão na Universidade de Economia de Khorezm.

  • Ilyоs Abdullayev , Universidade Estatal de Urgench

    Universidade Estatal de Urgench, Urgench – Uzbequistão. Doutor em Ciências Econômicas, Professor, Professor do Departamento de Negócios e Gestão, Decano da Faculdade de Ciências Sociais e Econômicas.

  • Igor Shichkin, Universidade Russa de Economia Plekhanov

    Universidade Russa de Economia Plekhanov, Moscou – Rússia. Candidato em Ciências. Professor Associado do Departamento Básico vinculado à Câmara de Comércio e Indústria da Federação Russa “Gestão de Recursos Humanos”. Pesquisador Líder do Centro de Pesquisa em Economia do Trabalho.

  • Elizaveta Khabibulina, Universidade Estatal de Surgut

    Universidade Estatal de Surgut, Surgut – Rússia. Professor Sênior do Departamento de Educação Socioeconômica e Filosofia.

  • Rustem Shichiyakh, Universidade Agrária Estatal de Kuban

    Universidade Agrária Estatal de Kuban имени I. T. Trubilin, Krasnodar – Rússia. Candidato em Ciências Econômicas. Professor Associado do Departamento de Gestão. Chefe do Departamento de Planejamento e Organização do Processo Educacional do Setor de Ensino e Metodologia.

  • Irina Kudrinskaia, Universidade Municipal de Moscou

    Universidade Municipal de Moscou, Moscou – Rússia. Candidato em Ciências. Professor Associado.

  • Galina Baryshnikova, Instituto de Gestão de Volgogrado

    Instituto de Gestão de Volgogrado, filial da Academia Russa de Economia Nacional e Administração Pública, Volgogrado – Rússia. Candidato em Ciências. Professor Associado do Departamento de Linguística e Comunicação Intercultural.

Referências

EFIMOV, V. S.; LAPTEVA, A. V. Universitet kak intellektual’nyy polis: upravleniye razvitiyem v terminakh politiki [University as an intellectual polis: Managing development in terms of policy]. University Management: Practice and Analysis, v. 24, n. 4, p. 46-57, 2020. DOI: 10.15826/umpa.2020.04.034.

EFREMOVA, P. V. Sovershenstvovaniye sistemy upravleniya innovatsionnoy deyatel’nost’yu v vuze putem formirovaniya innovatsionnoy infrastruktury [Improving the innovation management system at the university by forming an innovative infrastructure]. Russian Journal of Innovation Economics, v. 8, n. 2, p. 311-326, 2018. DOI: 10.18334/vinec.8.2.39002.

FRISCHMANN, B. M. Intellectual infrastructure. In: INFRASTRUCTURE: the social value of shared resources. New York: Oxford University Press, 2012. p. 253-314. Chapter 12.

GAVRILOVA, I. V. Rol’ nauchnoy shkoly v protsesse formirovaniya opyta nauchno-issledovatel’skoy deyatel’nosti studentov [Role of school of sciences in the formation process of experience of students research activity]. Scientific Review. Pedagogical Sciences, n. 1, p. 36-37, 2017.

KLOCHKOV, V. V.; PANIN, B. A. Institutsional’nyye aspekty upravleniya generatsiyey znaniy v nauchnom soobshchestve [Institutional aspects of new knowledge creation by scientific community]. Upravleniye bol’shimi sistemami: Sbornik trudov, n. 33, p. 167-197, 2011.

KOZLOV, V. F. Sreda generatsii i rasprostraneniya znaniy kak osnova postroyeniya innovatsionnoy ekonomiki [The environment of generation and spread of knowledge as a basis of construction of innovative economy]. Pravo i obrazovaniye, n. 3, p. 88-93, 2015.

KRASIKOVA, T. Y. Nauchnaya shkola kak tochka rosta nauchnogo znaniya [Academic school of thought as a growing point of academic knowledge]. University Management: Practice and Analysis, v. 22, n. 1, p. 51-60, 2018. DOI: 10.15826/umpa.2018.01.005.

KVANINA, V. V. Ponyatiye i priznaki nauchnoy shkoly [The concept and features of scientific school]. Courier of Kutafin Moscow State Law University (MSAL), n. 11, p. 37-42, 2016.

LENART-GANSINIEC, R. et al. Understanding crowdsourcing in science. Review of Managerial Science, n. 17, p. 2797-2830, 2023. DOI: 10.1007/s11846-022-00602-z.

LEVENTSOV, V. et al. The state and dynamics of the intellectual infrastructure of technological development of industrial enterprises: methodological tools for assessing sustainability. E3S Web of Conferences, v. 419, 2023. DOI: 10.1051/e3sconf/202341901017.

MAYER, G. V. Issledovatel’skiy universitet: Printsipy, sreda, innovatsii, traditsii. Istoricheskiy aspekt [Research university: Principles, environment, innovation, traditions. Historical aspect]. University Management: Practice and Analysis, v. 25, n. 2, p. 6-12, 2021. DOI: 10.15826/umpa.2021.02.011.

PARAKHONSKY, A. P. Nauchnaya shkola kak sotsial’nyy institut i pedagogicheskiy fenomen [Scientific school as a social institution and pedagogical phenomenon]. Sovremennyye naukoyemkiye tekhnologii, n. 3, p. 89-90, 2007.

SEKERA, J. A. Developing an intellectual infrastructure. In: THE PUBLIC economy in crisis. Cham: Springer, 2016. p. 93-102. DOI: 10.1007/978-3-319-40487-5_7.

TIWARI, A.; VARADARAJAN, U. Intellectual infrastructure development in the era of information society. In: RAO, Y. S. (ed.). Abstracts of international conference on scholarly communication. Balrampur: AIJR Publisher, 2018. p. 34-41. DOI: 10.21467/proceedings.3.

USTYUZHANINA, E. V.; EVSYUKOV, S. G. Nauchnyye shkoly: Problemy stanovleniya, razvitiya i ugasaniya [Scientific schools: Challenges of formation, development, and decline]. Vestnik Universiteta: State University of Management, n. 2, p. 155-170, 2010.

USTYUZHANINA, E. V. et al. Nauchnaya shkola kak strukturnaya yedinitsa nauchnoy deyatel’nosti [Scientific school as a structural unit of scientific activity]. Moscow: CEMI RAS, 2011.

VLADIMIROV, A. I. O nauchnykh nauchno-pedagogicheskikh shkolakh [On scientific and scientific-pedagogical schools]. Moscow: LLC Nedra Publishing House, 2013.

WATSON, D., FLORIDI, L. Crowdsourced science: sociotechnical epistemology in the e-research paradigm. Synthese, v. 195, n. 2, p. 741-764, 2018. DOI: 10.1007/s11229-016-1238-2.

YAKOVLEVA, E.; MILLER, A. Technological sustainability of industrial enterprises in intellectual infrastructure theory framework. E3S Web of Conferences, v. 258, 2021. DOI: 10.1051/e3sconf/202125806012.

ZACHARCHUK, T. V. Osobennosti identifikatsii nauchnykh shkol v gumanitarnykh naukakh [Features of identifying scientific schools in the humanities]. The Problems of Scientist and Scientific Groups Activity: International Annual Papers, n. 38, p. 147-158, 2011.

ZACHARCHUK, T. V. Traditsii kak sposob realizatsii vospitatel’noy funktsii nauchnoy shkoly [Traditions as a way of implementation the educational function of the school of thought]. Pedagogicheskiy zhurnal, n. 4, p. 74-85, 2012.

ZAKREVSKAYA, N. G. K voprosu o razvitii nauchnykh shkol [On the development of scientific schools]. In: OT NAUCHNOY SHKOLY, P. F.; LESGAFTA, K. SOVREMENNÝM NAUCHNÝM SHKOLAM UNIVERSITETA [From P. F. Lesgaft’s scientific school to university scientific schools]: proceedings of a scientific-practical conference. Saint Petersburg: National State University of Physical Education, Sports and Health named after P. F. Lesgaft, 2013. p. 16-20.

Publicado

16-12-2025

Edição

Seção

Internacional

Como Citar

O papel das escolas científicas na formação da infraestrutura intelectual de uma universidade. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025017, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.11289. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/11289. Acesso em: 27 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 822

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)