CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i3.4537Palavras-chave:
Práticas docentes. Educação infantil. Primeira infância.Resumo
Este artigo apresenta uma parte dos resultados obtidos pelo trabalho de mestrado que buscou compreender como se configuravam as práticas docentes de professoras iniciantes para atuar na primeira infância. Para desenvolver este estudo, realizaram-se observações de campo, registros em diário, análise documental e entrevista semiestruturada. Optou-se pela pesquisa de natureza qualitativa, que foi realizada em três Centros Municipais de Educação Infantil de uma Rede Municipal de ensino do interior de São Paulo, envolvendo três professoras iniciantes que trabalhavam com crianças de zero a três anos. O trabalho aponta para a necessidade de reflexão docente e discute sobre as concepções das professoras como determinantes na elaboração da ação pedagógica com as crianças. Apresenta a sociologia da infância como possibilidade de mudanças para atuar na primeira infância a partir da quebra de paradigmas sobre as crianças e a infância na sociedade.Downloads
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