Reações De Crianças E Professores Diante Da Dificuldade De Entendimento Em Salas De Aula: A Visão Dos Alunos

Autores

  • Alda Junqueira Marin
  • Maria Iolanda Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.80

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Escola Pública, Séries Iniciais, Visão dos Alunos, Dificuldade de Entendimento em Sala de Aula.

Resumo

O relata refere-se a parte dos dados obtidos no estudo "A visão dos alunos de 1ª" a 4ª" série do ensino fundamental sobre a escola e o trabalho educativo", realizado em 1997. Este estudo faz parte de um projeto que foi iniciado em 1996, "Desenvolvimento Profissional Docente e Transformações na Escola". A equipe deste projeto realizou, como parte do diagnóstico, uma investigação com 10% de alunos, para captar a representação sobre o dia-a-dia das escolas, sobre si próprios e seus professores. Nesta comunicação, estão analisados dados obtidos de três questões com crianças das séries iniciais: a avaliação das crianças para verificar se entendem tudo o que a professora fala, seguida da reação das professoras e dos alunos, quando não entendem. Após tabulação, verificamos baixo índice de entendimento apontado pelas crianças. Detectamos, também, que a maioria busca ajuda para conseguir entender bem como reconhecem atitudes de (re) ensino por parte do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

MARIN, A. J.; MONTEIRO, M. I. Reações De Crianças E Professores Diante Da Dificuldade De Entendimento Em Salas De Aula: A Visão Dos Alunos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 4, n. 4, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v4i4.80. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/80. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê