Reações De Crianças E Professores Diante Da Dificuldade De Entendimento Em Salas De Aula: A Visão Dos Alunos
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.80Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Escola Pública, Séries Iniciais, Visão dos Alunos, Dificuldade de Entendimento em Sala de Aula.Resumo
O relata refere-se a parte dos dados obtidos no estudo "A visão dos alunos de 1ª" a 4ª" série do ensino fundamental sobre a escola e o trabalho educativo", realizado em 1997. Este estudo faz parte de um projeto que foi iniciado em 1996, "Desenvolvimento Profissional Docente e Transformações na Escola". A equipe deste projeto realizou, como parte do diagnóstico, uma investigação com 10% de alunos, para captar a representação sobre o dia-a-dia das escolas, sobre si próprios e seus professores. Nesta comunicação, estão analisados dados obtidos de três questões com crianças das séries iniciais: a avaliação das crianças para verificar se entendem tudo o que a professora fala, seguida da reação das professoras e dos alunos, quando não entendem. Após tabulação, verificamos baixo índice de entendimento apontado pelas crianças. Detectamos, também, que a maioria busca ajuda para conseguir entender bem como reconhecem atitudes de (re) ensino por parte do professor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.