REPRESENTAÇÕES E DIFICULDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS QUE FREQÜENTAM OS CURSOS DE FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.184Palavras-chave:
representações, dificuldades, formação docente, identidade profissional.Resumo
O artigo engloba pesquisas que buscaram identificar representações e dificuldades sobre fatores que contribuem para o sucesso dos alunos, conteúdo escolar, processo avaliativo, função docente, trabalho coletivo, mudanças educacionais e projeto pedagógico das professoras e como essas situações se manifestaram em relação às suas práticas. Realizaram-se entrevistas com 100 professoras que freqüentaram os cursos de formação continuada da região de Araraquara- SP, no período de 2000 a 2003. A partir dos resultados, detectaram-se aspectos que precisariam ser garantidos nos cursos de formação, como a apropriação de conteúdos básicos das áreas de conhecimento, o (re)conhecimento das contribuições dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de habilidades mentais específicas das áreas, a condição criativa de atuar com autonomia intelectual, a capacidade de trabalhar com o coletivo. Os dados evidenciaram ainda a importância de investir na identidade das professoras para acelerar a qualificação das práticas.
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