REPRESENTAÇÕES E DIFICULDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS QUE FREQÜENTAM OS CURSOS DE FORMAÇÃO

Autores/as

  • Maria Iolanda Monteiro

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v15i16.184

Palabras clave:

representações, dificuldades, formação docente, identidade profissional.

Resumen

O artigo engloba pesquisas que buscaram identificar representações e dificuldades sobre fatores que contribuem para o sucesso dos alunos, conteúdo escolar, processo avaliativo, função docente, trabalho coletivo, mudanças educacionais e projeto pedagógico das professoras e como essas situações se manifestaram em relação às suas práticas. Realizaram-se entrevistas com 100 professoras que freqüentaram os cursos de formação continuada da região de Araraquara- SP, no período de 2000 a 2003. A partir dos resultados, detectaram-se aspectos que precisariam ser garantidos nos cursos de formação, como a apropriação de conteúdos básicos das áreas de conhecimento, o (re)conhecimento das contribuições dos conteúdos escolares, o desenvolvimento de habilidades mentais específicas das áreas, a condição criativa de atuar com autonomia intelectual, a capacidade de trabalhar com o coletivo. Os dados evidenciaram ainda a importância de investir na identidade das professoras para acelerar a qualificação das práticas.

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Publicado

2010-03-10

Cómo citar

MONTEIRO, M. I. REPRESENTAÇÕES E DIFICULDADES DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORAS QUE FREQÜENTAM OS CURSOS DE FORMAÇÃO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 15, n. 16, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v15i16.184. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/184. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

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