Ensino das crianças surdas-mudas portuguesas: Contributos histórico-educativos (Séc. XIX e princípios do XX)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6428

Mots-clés :

educação especial, ensino surdos-mudos, instituições especializadas, pedagogia diferencial.

Résumé

Analisaremos de forma hermenêutica, entre o séc. XIX e princípios do XX, o trato e ensino das crianças dos surdos-mudos em Portugal, na base de documentos, arquivos, imprensa e fontes primárias e secundárias. Incidiremos nossa análise nas ações e discursos dos pedagogos, que promoveram essa educação especial e pedagogia diferenciada, desenvolvendo métodos, criando aulas/classes, estabelecimentos de ensino com o apoio de Misericórdias, municípios, de filantropos/beneméritos. O estudo está estruturado nos seguintes pontos: atenção aos surdos-mudos e cegos, com o desenvolvimento de métodos adequados; Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos e a sua pedagogia de ensino; contributos de outras instituições ao ensino desses coletivos; a metodologia de ensino e as principais caraterísticas na aprendizagem desses menores com deficiências sensoriais. Muitas destas crianças e jovens surdos-mudos conseguiram aprender um ofício que permitiram inserir-se no mercado de trabalho e na sociedade da época.

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Biographie de l'auteur

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutor em Ciencias da Educação com título de Agregação universitária em Educação/História da Educação e especialista nas áreas da H.ª da Educação Social, Educação Especial e Formação de Professores. ɠdocente do ensino superior politécnico, desde 1988, pertence ao IPCB/ESECB Dept.º UCT-CSH e exerce vários cargos científicos, como presidente do Conselho técnico-Científico, coordenação de Mestrados, etc.

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Publiée

2019-12-31

Comment citer

MARTINS, E. C. Ensino das crianças surdas-mudas portuguesas: Contributos histórico-educativos (Séc. XIX e princípios do XX). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6428. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6428. Acesso em: 22 juill. 2024.

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