MÚSICA NA INFÂNCIA: CANTAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Auteurs

  • Edvonete Souza de Alencar UFGD
  • Rosemeire Messa de Souza Nogueira UFGD
  • Claudemir Dantes da Silva Creche Municipal de Dourados

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i2.4551

Mots-clés :

Educação Matemática, Educação Infantil, Musicalidade.

Résumé

Este artigo apresenta um curso de formação continuada realizada com professores de Educação Infantil no projeto de extensão intitulado “Música na infância: cantar e contar na Matemática” da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Grande Dourados. A formação atendeu a catorze docentes de uma instituição municipal de Educação Infantil do interior do Mato Grosso do Sul. O projeto teve como objetivo incentivar os docentes a utilizar a música para desenvolver o conhecimento Matemático na Educação Infantil e aprimorar atividades que já são realizadas na instituição, para que possa haver a articulação entre a Música e o conhecimento Matemático. Como referencial teórico  utilizamos os documentos nacionais da Educação Infantil e alguns teóricos da área. Esse trabalho mostrou as possibilidades de desenvolvimento do pensamento lógico matemático e construção de registros reflexivos e de atividades a serem direcionadas às diferentes idades na Educação Infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edvonete Souza de Alencar, UFGD

Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo -UNIBAN-SP e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora colaboradora no Mestrado Profissional Educação Científica e Matemática

Rosemeire Messa de Souza Nogueira, UFGD

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Mestre em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS

Claudemir Dantes da Silva, Creche Municipal de Dourados

Coordenador Pedagógico do Centro de Educação Infantil da Prefeitura de Dourados – MS, Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD.

Téléchargements

Publiée

2018-12-24

Comment citer

ALENCAR, E. S. de; NOGUEIRA, R. M. de S.; SILVA, C. D. da. MÚSICA NA INFÂNCIA: CANTAR E CONSTRUIR CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 2, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i2.4551. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/4551. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO