EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE SURDO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3440Keywords:
Educação inclusiva. Surdo. Relação pedagógicaAbstract
O artigo tem por objetivo investigar a importância da interação afetiva entre docente e estudante viabilizada por aspectos da educação inclusiva da pessoa surda no contexto escolar. A pesquisa tem como foco a abordagem qualitativa por apresentar métodos exploratórios e descritivos, sendo empregado o estudo de caso, o qual foi realizado numa escola pública do interior do estado de Rondônia. Os participantes foram sete adolescentes surdos na faixa etária dos catorze aos dezoitos anos e oito docentes que lecionam em turmas de ensino médio que continham estudantes surdos matriculados. Como procedimento estratégico aplicou-se um questionário semiestruturado com indagações de cunho fechado e aberto. Portanto, obteve-se a conclusão de que não há uma interação entre docente e estudante adolescente surdo no contexto escolar, visto que a relação pedagógica não é interativa. Cujo fator preponderante é a falta de comunicação no ambiente de ensino entre as pessoas ouvintes com as pessoas surdas. Ocorrido principalmente pelo desconhecimento da Libras pelo grupo dominante, tornando a relação distante, com pouca afetividade e motivação para o processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.