EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE SURDO

Autores

  • Elisângela de Carvalho Franco Instituto Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3440

Palavras-chave:

Educação inclusiva. Surdo. Relação pedagógica

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar a importância da interação afetiva entre docente e estudante viabilizada por aspectos da educação inclusiva da pessoa surda no contexto escolar. A pesquisa tem como foco a abordagem qualitativa por apresentar métodos exploratórios e descritivos, sendo empregado o estudo de caso, o qual foi realizado numa escola pública do interior do estado de Rondônia. Os participantes foram sete adolescentes surdos na faixa etária dos catorze aos dezoitos anos e oito docentes que lecionam em turmas de ensino médio que continham estudantes surdos matriculados. Como procedimento estratégico aplicou-se um questionário semiestruturado com indagações de cunho fechado e aberto. Portanto, obteve-se a conclusão de que não há uma interação entre docente e estudante adolescente surdo no contexto escolar, visto que a relação pedagógica não é interativa. Cujo fator preponderante é a falta de comunicação no ambiente de ensino entre as pessoas ouvintes com as pessoas surdas. Ocorrido principalmente pelo desconhecimento da Libras pelo grupo dominante, tornando a relação distante, com pouca afetividade e motivação para o processo de ensino-aprendizagem.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3440

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Biografia do Autor

Elisângela de Carvalho Franco, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Teologia. 

Doutoranda em Ciências da Educação da Faculdad de Humanidades Y Ciencias de La Educación de La Universidad Nacional de La Plata/UNLP.

Área de estudo: Educação e Religião

Linha de pesquisa: Ética. Gestão. Educação inclusiva. Ensino-aprendizagem. Orientação educacional.

Atividades que desempenha: Orientação educacional.

 

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Publicado

12-05-2016

Como Citar

FRANCO, E. de C. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE SURDO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 247–263, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3440. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3440. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO