EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE SURDO

Auteurs

  • Elisângela de Carvalho Franco Instituto Federal de Rondônia

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3440

Mots-clés :

Educação inclusiva. Surdo. Relação pedagógica

Résumé

O artigo tem por objetivo investigar a importância da interação afetiva entre docente e estudante viabilizada por aspectos da educação inclusiva da pessoa surda no contexto escolar. A pesquisa tem como foco a abordagem qualitativa por apresentar métodos exploratórios e descritivos, sendo empregado o estudo de caso, o qual foi realizado numa escola pública do interior do estado de Rondônia. Os participantes foram sete adolescentes surdos na faixa etária dos catorze aos dezoitos anos e oito docentes que lecionam em turmas de ensino médio que continham estudantes surdos matriculados. Como procedimento estratégico aplicou-se um questionário semiestruturado com indagações de cunho fechado e aberto. Portanto, obteve-se a conclusão de que não há uma interação entre docente e estudante adolescente surdo no contexto escolar, visto que a relação pedagógica não é interativa. Cujo fator preponderante é a falta de comunicação no ambiente de ensino entre as pessoas ouvintes com as pessoas surdas. Ocorrido principalmente pelo desconhecimento da Libras pelo grupo dominante, tornando a relação distante, com pouca afetividade e motivação para o processo de ensino-aprendizagem.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3440

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Elisângela de Carvalho Franco, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Teologia. 

Doutoranda em Ciências da Educação da Faculdad de Humanidades Y Ciencias de La Educación de La Universidad Nacional de La Plata/UNLP.

Área de estudo: Educação e Religião

Linha de pesquisa: Ética. Gestão. Educação inclusiva. Ensino-aprendizagem. Orientação educacional.

Atividades que desempenha: Orientação educacional.

 

Publiée

2016-05-12

Comment citer

FRANCO, E. de C. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ENTRE DOCENTE E ESTUDANTE SURDO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 247–263, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v27i1.3440. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3440. Acesso em: 24 août. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO