O CUIDADO E A EDUCAÇÃO DOS BEBÊS E A FORMAÇÃO DE DIRIGENTES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5273Palavras-chave:
Teoria histórico-cultural, bebês, educação e cuidadoResumo
O que queremos dos nossos bebês? Temos consciência de que quando nos relacionamos com eles, a forma como fazemos isso lhes ensina um modo de ser com os outros e constitui a base sobre a qual eles começam a formar sua personalidade? Sabemos que a maneira como cuidamos e educamos as crianças no primeiro ano de vida e a experiência que elas têm vai constituindo sua inteligência? Neste artigo, quero discutir as contribuições da teoria histórico-cultural para o cuidado e a educação dos bebês e, à luz desta teoria, apresentar as práticas da abordagem Pikler-Loczy com o cuidado e a educação nesta idade. Com isso, quero contribuir para percebermos que a teoria, na prática pode se concretizar. Para isso é preciso ter práticas que concretizem as diretrizes que aprendemos com a abordagem teórica que adotamos, de acordo com nossas concepções de desenvolvimento humano, de educação, de criança, se infância e de como as crianças aprendem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.