A leitura literária no contexto educacional
Percepções das múltiplas determinações no poema “O menino que carregava água na peneira”
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10279Palavras-chave:
Leitura literária, Ato de ler, Dimensões dialéticas, Dialética em MarxResumo
O objetivo deste estudo consiste em apresentar as múltiplas determinações e suas dimensões presente no poema “O menino que carregava água na peneira” de Manoel de Barros para uma ação de leitura em sala de aula, em prol da apropriação da cultura elaborada e dos significados do mundo por meio da leitura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e foi pautada no método materialista histórico e dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Após análise dos dados, constatou-se que a ação em sala de aula deve ser voltada de forma que integre toda complexidade que a leitura demanda, tanto em suas múltiplas determinações, quanto no sistema simbólico, juntamente com a apropriação da língua no qual é cultural e historicamente produzida. Nesse contexto, os determinantes presentes no poema viabilizam ao leitor mobilizar todo o conhecimento que tem sobre esses, estabelecendo relações com suas experiências, vinculando com aquilo que foi escrito na obra.
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