A leitura literária no contexto educacional

Percepções das múltiplas determinações no poema “O menino que carregava água na peneira”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10279

Palavras-chave:

Leitura literária, Ato de ler, Dimensões dialéticas, Dialética em Marx

Resumo

O objetivo deste estudo consiste em apresentar as múltiplas determinações e suas dimensões presente no poema “O menino que carregava água na peneira” de Manoel de Barros para uma ação de leitura em sala de aula, em prol da apropriação da cultura elaborada e dos significados do mundo por meio da leitura. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e foi pautada no método materialista histórico e dialético e da Teoria Histórico-Cultural. Após análise dos dados, constatou-se que a ação em sala de aula deve ser voltada de forma que integre toda complexidade que a leitura demanda, tanto em suas múltiplas determinações, quanto no sistema simbólico, juntamente com a apropriação da língua no qual é cultural e historicamente produzida. Nesse contexto, os determinantes presentes no poema viabilizam ao leitor mobilizar todo o conhecimento que tem sobre esses, estabelecendo relações com suas experiências, vinculando com aquilo que foi escrito na obra.

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Biografia do Autor

Simone Steffan Retkva, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, Londrina/ PR

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – UEL, Londrina/ PR

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

RETKVA, S. S.; SANTOS, A. R. de J.; FRANCO, S. A. P. A leitura literária no contexto educacional: Percepções das múltiplas determinações no poema “O menino que carregava água na peneira”. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023021, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.10279. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10279. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua