FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ATIVIDADES DE LEITURA LITERÁRIA EM UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5085Palavras-chave:
Formação de professores, Atividades de leitura literária, perspectiva histórico-crítica, Realidade e possibilidades.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções docentes acerca da efetivação da práxis didático-pedagógica com atividades de Leitura Literária em uma perspectiva Histórico-Crítica, com o intuito de discutir suas possíveis contribuições para a formação docente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de abordagem crítico-dialética, cuja análise e reflexões realizadas, foram pautadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica. Como instrumentos de produção de dados, foram utilizados observações em sala de aula e a coleta de dados por meio de um questionário com questões abertas. Saliente-se que a investigação envolveu uma escola da Educação Básica localizada no município de Londrina, Paraná, da qual foram selecionadas duas turmas do 9º ano e suas respectivas professoras de Língua Portuguesa. Os resultados indicaram a importância da junção teoria e prática na concretização da práxis educativa com o intuito de possibilitar a humanização do sujeito de forma crítica e universal.
Palavras-chave: Formação de professores; Atividades de leitura literária; perspectiva histórico-crítica; Realidade e possibilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.