Uma experiência de ensino de literatura
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.8472Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Ensino Superior, LeituraResumo
O registro de uma experiência de ensino de literatura no ensino superior em uma instituição privada apresenta os obstáculos e dilemas que interferem na formação profissional de futuros professores. A necessidade de aproximar o aluno do texto literário para que se efetive a experiência da leitura e promova a autonomia do leitor encontra novas perspectivas na abordagem da relação entre leitor e obra literária.
Downloads
Referências
JOVER-FALEIROS, R. Sobre o prazer e o dever de ler: figurações de leitores e modelos de ensino de literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
REZENDE, N. L. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
REZENDE, N. L. Literatura: desafios para o professor. Escrevendo o Futuro, 30 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2408/literatura-desafios-para-o-professor. Acesso em: 15 jul. 2023.
ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nuances: estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.