A LITERATURA COMO ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A SUPERAÇÃO DO COTIDIANO

Autores

  • Rosangela Miola Galvão de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3647

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Materialismo.

Resumo

A pesquisa é um recorte da dissertação do Mestrado em Educação, no qual a autora investiga as contribuições da Literatura e o uso dos gêneros textuais para a leitura crítica dos estudantes do Ensino Fundamental fase II. A base teórica que fundamenta o trabalho é o Materialismo Histórico e Dialético. Os participantes são alunos do 8º e 9º anos de três instituições públicas de ensino da região norte do Paraná. Após o trabalho em sala de aula com projetos de intervenção em leitura, elaborados pelos integrantes do projeto OBEDUC/UEL Educação, os alunos foram convidados a ler um poema e identificar os diferentes determinantes presentes no discurso do texto e justificar criticamente suas escolhas. Percebe-se na análise dos testes de leitura crítica que os alunos possuem uma leitura ingênua do poema, apesar da identificação dos principais determinantes no texto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela Miola Galvão de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina
    Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Gestão Educacional pela UNIVALE. Graduação em Letras e Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina. Funcionária da Secretaria de Educação do Paraná. E-mail: rmgalvao2012letras@gmail.com
  • Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina
    Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do curso de Pedagogia na área de Didática na UEL. Profesora do Mestrado em Educação linha Saberes e práticas.

Downloads

Publicado

20-02-2017

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Como Citar

A LITERATURA COMO ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A SUPERAÇÃO DO COTIDIANO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 97–115, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3647. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3647. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 121

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.