O CUIDAR E O EDUCAR OBSERVADOS NA INTERAÇÃO E NA BRINCADEIRA PLANEJADAS POR DUAS PROFESSORAS DO BERÇÁRIO

Autores

  • Izabel Carvalho da Silva Vieira Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP-Presidente Prudente http://orcid.org/0000-0001-8203-9774
  • Gilza Maria Zauhy Garms Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP- Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.5139

Palavras-chave:

Creche, Proposta Pedagógica, Prática Pedagógica, Interação e Brincadeira.

Resumo

A pesquisa qualitativa, caracterizada como descritiva-analítica, aqui apresentada, vinculou-se à linha de pesquisa “Processos Formativos, Infância e Juventude” e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP e foi realizada durante os anos de 2014-2016, e teve por objetivo verificar se as práticas de professoras do Berçário condiziam com a Proposta Pedagógica da creche e se estas cumpriram as determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Para a realização da investigação, foram selecionados os seguintes instrumentos metodológicos: análise documental, entrevista semiestruturada e observação. Com a análise documental, inferimos que grande parte dos itens estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil foram cumpridos no documento da creche. Nas entrevistas, as respostas das professoras não evidenciaram questões referentes a interação e a brincadeira, como práticas a serem promovidas na creche, mas, ao ressaltarem que há uma especificidade na creche, através do brincar, inferimos que retrataram os eixos, pois estes se inter-relacionam. Os resultados revelaram que as práticas planejadas intencionalmente para a ocorrência de interação e brincadeira respondem mais às experiências vistas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil do que àquelas especificadas no Projeto Pedagógico da instituição. A instituição investigada apresenta uma estrutura diferenciada e a formação das professoras, bem como, o modo como se consideram professoras-pesquisadoras. Em razão disso, se notabilizam num contexto quase sempre tão necessitado de práticas que integrem o cuidar e o educar, por meio de interações e brincadeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Carvalho da Silva Vieira, Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP-Presidente Prudente

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da  UNESP, campus de Presidente Prudente. Mestrado em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP, campus de Presidente Prudente.

Gilza Maria Zauhy Garms, Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNESP- Presidente Prudente

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP campus de Presidente Prudente (1971), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP campus de Marília (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP campus de Marília (1998), Pós Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP - Campus de Assis, Estágio pós-doutoral no Instituto Politécnico de Santarém/Escola Superior de Educação. Atualmente é Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Desenvolvimento e Aprendizagem da criança de 0 a 6 anos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores e práticas educativas.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

VIEIRA, I. C. da S.; GARMS, G. M. Z. O CUIDAR E O EDUCAR OBSERVADOS NA INTERAÇÃO E NA BRINCADEIRA PLANEJADAS POR DUAS PROFESSORAS DO BERÇÁRIO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.5139. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/5139. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dissertações e Teses