ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLV IMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA

Autores

  • Ricardo Eleutério dos Anjos
  • Rosiane de Fátima Ponce

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3826

Palavras-chave:

Educação escolar, Desenvolvimento psíquico, Adolescência

Resumo

Com base nos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, o presente artigo versa sobre a relação entre educação escolar e desenvolvimento do psiquismo na adolescência. Conceitua psiquismo humano como reflexo subjetivo da realidade objetiva, formado a partir de um sistema funcional complexo, constituído por funções psicológicas afetivo-cognitivas. Postula que a imagem subjetiva da realidade é organizada pelo pensamento por conceitos, que é a forma superior de pensamento conceitual que se torna possível apenas na adolescência. Tal forma de pensamento é apresentada dialeticamente como consequência e condição da apropriação das objetivações não cotidianas do gênero humano, como a arte, a filosofia e a ciência. Daí o artigo considerar o importante papel da educação escolar que, em sua especificidade, transmite de forma direta e intencional os conhecimentos clássicos aos alunos.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3826

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Publicado

22-09-2015

Como Citar

DOS ANJOS, R. E.; PONCE, R. de F. ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO ESCOLAR E DESENVOLV IMENTO PSÍQUICO NA ADOLESCÊNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 196–213, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.3826. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3826. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê