Doutrina ideológica ou falsa neutralidade no processo de formação inicial de professores? Interlocuções com o materialismo histórico-dialético

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8283

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Ideologia, Formação Inicial de Professores

Resumo

O presente ensaio teórico assumiu como objetivo geral analisar as contradições do Projeto de Lei Escola Sem Partido e a pretensa pseudoneutralidade nos processos de formação inicial de professores. O referencial teórico utilizado tem como base epistemológica o materialismo histórico-dialético. Os resultados revelaram que tanto o Movimento Escola Sem Partido, materializado por segmentos conservadores da sociedade, quanto o referido Projeto de Lei, em nome da busca por uma possível neutralidade na difusão do conhecimento e do combate a discursos desviantes da moral e dos bons costumes nas instituições escolares, apenas, despolitizam a ação educativa e concerne à manutenção das atuais relações sociais.

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Francisco, UEM/PR; UNOESTE/SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente-SP. Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Rosiane de Fátima Ponce, FCT UNESP/SP

Pós-doutorado em Educação (PPGE/UFES-ES). Doutorado em Educação (PUC/SP). Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (FCT-UNESP-Pres.Prudente-SP).

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Publicado

18-12-2020

Como Citar

FRANCISCO, M. V.; PONCE, R. de F. Doutrina ideológica ou falsa neutralidade no processo de formação inicial de professores? Interlocuções com o materialismo histórico-dialético. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 60–77, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8283. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8283. Acesso em: 20 abr. 2024.