O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE DO ADOLESCENTE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2941Palavras-chave:
Adolescência, Desenvolvimento da personalidade, Psicologia histórico-cultural, Educação escolarResumo
A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, este artigo procurou analisar teoricamente o papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente. Foram pesquisadas não somente as obras de Vygotski, como também de Leontiev, Luria, Elkonin, entre outros autores que contribuíram e contribuem para a formação do conjunto de trabalhos elaborados pela psicologia histórico-cultural. A pedagogia histórico-crítica, a partir das obras de Dermeval Saviani e Newton Duarte, foi utilizada como mediação entre a psicologia histórico-cultural e a educação escolar, por entender que esta teoria pedagógica é compatível com os pressupostos da “Escola de Vygotski”. Este trabalho apresenta a concepção da psicologia histórico-cultural sobre a personalidade do adolescente como superação das concepções psicológicas naturalizantes e idealistas, explicitando, ainda, a relevância da transmissão dos conteúdos escolares para o desenvolvimento da personalidade nessa idade de transição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.