A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116Palavras-chave:
Educação Infantil, Profissionalidade, Cuidado-educação, Creche, Pré-EscolaResumo
Este texto introduz a discussão acerca da profissionalidade docente, a partir da função dos professores de Educação Infantil. O objetivo é investigar a relação existente entre a função de cuidar-educar as crianças pequenas e o desenvolvimento profissional de seus professores. As experiências da Itália, Suécia e Portugal contribuíram para iluminar a discussão referente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional das creches e pré-escolas. Nesta investigação, foram identificados desafios aos profissionais no que concerne ao estabelecimento de relação com a família das crianças, ao atendimento das necessidades das próprias crianças e, ainda, quanto à definição de currículo para a educação infantil. Os resultados evidenciam perspectivas para a busca da profissionalidade docente pelos professores de Educação Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.