A formação em saúde e a construção do cuidado

À procura da integralidade?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10374

Palavras-chave:

Formação profissional em saúde, Atenção à saúde, Integralidade em saúde

Resumo

O debate acerca da formação em saúde ganha relevância ao se inserir nas discussões sobre a qualificação da atenção à saúde, fundamentada nos princípios do Movimento da Reforma Sanitária Brasileira, que critica a fragmentação do cuidado. Neste processo, o atendimento integral torna-se diretriz do Sistema Único de Saúde. Considerando a expectativa colocada na formação para a transformação da prática, buscou-se refletir sobre a integralidade do cuidado e a sua interface educativa. Contemplou-se como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético. Identificou-se que as concepções pedagógicas são construídas de maneira dinâmica, heterogênea e contraditória, que há hegemonia de uma perspectiva funcionalista, reproduzida na formação em saúde. Uma formação calcada no cuidado integral sinaliza que a dimensão da realização da vida precisa ser resgatada em conjunto com o debate sobre o modo de organização social, no qual o lugar da escola, em permanente tensão, requer um posicionamento pedagógico crítico.

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Biografia do Autor

Ângela Catarina Inácio Costa de Andrade, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz

Doutoranda do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública do IAM, Fiocruz, PE. Mestre em Educação Profissional em Saúde pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fiocruz, RJ.

Paulette Cavalcanti de Albuquerque, Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz

Docente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública e da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do IAM, Fiocruz, PE. Doutora e mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fiocruz, RJ.

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Publicado

11-12-2024

Como Citar

ANDRADE, Ângela C. I. C. de; ALBUQUERQUE, P. C. de. A formação em saúde e a construção do cuidado: À procura da integralidade? . Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024015, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10374. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10374. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua