Um livro infantil não há de ser tão perigoso
A ideologia em Quase de verdade, de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9262Palavras-chave:
Autoria, Ideologia, Análise do discurso, Clarice LispectorResumo
Na contemporaneidade, o contexto educacional brasileiro tem sido marcado por retrocessos que envolvem a tentativa de ruptura com os ideais democráticos, além da presença da ideologia neoliberal. Este ensaio busca discutir de que modo a ideologia determina a produção e/ou o apagamento de sentidos no ensino de literatura e no espaço escolar. Em termos metodológicos, o corpus foi constituído pela obra Quase de verdade, de Clarice Lispector, que narra a epopeia de um coletivo de aves que se contrapõem à exploração do seu trabalho, combatendo a opressão. Os gestos de interpretação foram produzidos por meio dos conceitos de autoria e ideologia mobilizados na análise do discurso pecheutiana, a AD. Esses conceitos nos auxiliam a compreender como a literatura pode se colocar, na escola, a serviço da humanização, da transformação social, do pensamento crítico e da democracia. Considerando que não é possível conceber uma ação educativa desprovida de ideologia, “Quase de verdade, na escola” se apresenta como um catalisador da polissemia e de uma interpretação contínua, capaz de enfrentar os desmantelos promovidos por uma educação ilusoriamente apartidária.
Downloads
Referências
ALTHUSSER, L. Ideologia e Aparelhos Ideológicos de Estado. 3. ed. Lisboa: Presença/Martins Fontes, 1980.
BRANDÃO, H. H. N. Introdução à análise do discurso. 2. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004. 120 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: segunda versão revista. Brasília, DF: MEC, 2016a.
BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei n.º 193/2016. Inclui entre as diretrizes e bases da educação nacional, de que trata a Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o “Programa Escola sem Partido” Brasília, DF: Senado Federal, 2016b.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 171-193.
CAPAVERDE, C. B.; LESSA, B. S.; LOPES, F. D. “Escola sem Partido” para quem?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S. l.], v. 27, n. 102, p. 204-222, 2019. DOI: 10.1590/s0104-40362018002601369. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/B4FkpWXpm9KgWS7dXPf7QKn/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão no mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DEWEY, J. Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. Trad. Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. 3. ed. São Paulo: Nacional, 1959.
FOFANO, D. K.; RECH, H. L. Ideologia e educação na perspectiva de Louis Althusser. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 37, e232216, 2021. DOI: 10.1590/0102-4698232216. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37395. Acesso em: 15 jul. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
GOTLIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2009. 656 p.
LISPECTOR, C. Quase de verdade. In: LISPECTOR, C. O mistério do coelho pensante e outros contos. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 51-65.
LISPECTOR, C. Mineirinho. In: LISPECTOR, C. Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. p. 386-390.
MACEDO, E. As demandas conservadoras do movimento escola sem partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, [S. l.], v. 38, n. 139, p. 507-524, 2017. DOI: 10.1590/es0101-73302017177445. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/JYfWMTKKDmzVgV8VmwzCdQK/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
MONTERO, T. À procura da própria coisa: uma biografia de Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Rocco, 2021. 752 p.
MOSER, B. Clarice. Trad. J. G. Couto. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.
OLIVEIRA, S. A. “Clarice Lispector curtiu uma publicação em que você foi marcado”: leitores-fãs e as transformações do literário no campo da mídia digital. Revista Araticum, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 96-110, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/araticum/article/view/407. Acesso em: 15 jul. 2023.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2007. 156 p.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009. 288 p.
ROMANCINI, R. Do “Kit Gay” ao “Monitor da Doutrinação”: a reação conservadora no Brasil. Contracampo, Niterói, v. 37, n. 2, p. 87-108, 2018. DOI: 10.22409/contracampo.v0i0.1102. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17628. Acesso em: 15 jul. 2023.
SCORSOLINI-COMIN, F. A delicada escuta para a narrativa do futuro na pós-graduação em Psicologia. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, e36nspe1, 2020. DOI: 10.1590/0102.3772e36nspe1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/RqBjNKwK3xgWRVMCh9xWTbg/. Acesso em: 15 jul. 2023.
SCORSOLINI-COMIN, F. Suprimir os fatos e privilegiar as sensações: a emergência da criança-autora em Clarice Lispector. Revista do SELL, Uberaba, v. 10, n. 1, p. 135-154, 2021. DOI: 10.18554/rs.v10i1.4517. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/4517. Acesso em: 15 jul. 2023.
SCORSOLINI-COMIN, F. Teresa Montero: uma pesquisadora à procura de Clarice Lispector. Gragoatá, Niterói, v. 28, n. 61, e55642, 2023. DOI: 10.22409/gragoata.v28i61.55642.pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gragoata/a/XL7M7vKVvwM5THpRWDZrTzd/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2023.
SCORSOLINI-COMIN, F.; PACÍFICO, S. M. R. A autoria e o romance da escuta em Quase de verdade, de Clarice Lispector. Educação UFSM, Santa Maria, v. 48, p. 1-23, 2023. DOI: 10.5902/1984644467931. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/67931. Acesso em: 15 jul. 2023.
SCORSOLINI-COMIN, F.; RODRIGUES, L. I.; PACÍFICO, S. M. R. Sentidos produzidos sobre Clarice Lispector em podcasts. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 34, n. 67, p. 272-294, 2023. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v34i67.55622. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/378719752_Sentidos_produzidos_sobre_Clarice_Lispector_em_podcasts. Acesso em: 15 jul. 2023.
SOUSA, A. P. R.; COIMBRA, L. J. P. Autonomia, empreendedorismo e competitividade:
a universidade na trilha do Future-se. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 1053-1070, 2021. DOI: 10.21573/vol37n32021.120722. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/108149. Acesso em: 15 jul. 2023.
ZANON, B. “Não era amor, era cilada”: startups, coworkings e a mobilização do desejo pelo mundo do trabalho. 2019. 185 f. Tese (Doutor em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2019.
ŽIŽEK, S. (org.). Um mapa da Ideologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nuances: estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.