Um livro infantil não há de ser tão perigoso

A ideologia em Quase de verdade, de Clarice Lispector

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9262

Palavras-chave:

Autoria, Ideologia, Análise do discurso, Clarice Lispector

Resumo

Na contemporaneidade, o contexto educacional brasileiro tem sido marcado por retrocessos que envolvem a tentativa de ruptura com os ideais democráticos, além da presença da ideologia neoliberal. Este ensaio busca discutir de que modo a ideologia determina a produção e/ou o apagamento de sentidos no ensino de literatura e no espaço escolar. Em termos metodológicos, o corpus foi constituído pela obra Quase de verdade, de Clarice Lispector, que narra a epopeia de um coletivo de aves que se contrapõem à exploração do seu trabalho, combatendo a opressão. Os gestos de interpretação foram produzidos por meio dos conceitos de autoria e ideologia mobilizados na análise do discurso pecheutiana, a AD. Esses conceitos nos auxiliam a compreender como a literatura pode se colocar, na escola, a serviço da humanização, da transformação social, do pensamento crítico e da democracia. Considerando que não é possível conceber uma ação educativa desprovida de ideologia, “Quase de verdade, na escola” se apresenta como um catalisador da polissemia e de uma interpretação contínua, capaz de enfrentar os desmantelos promovidos por uma educação ilusoriamente apartidária.

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Biografia do Autor

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Soraya Maria Romano Pacífico, Universidade de São Paulo

Professora Associada do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

SCORSOLINI-COMIN, F.; PACÍFICO, S. M. R. Um livro infantil não há de ser tão perigoso: A ideologia em Quase de verdade, de Clarice Lispector. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9262. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9262. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua