Sob a bandeira neoliberal

Exame de propostas para a educação em postagens de candidatos do partido novo no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9779

Palavras-chave:

Discurso político, Educação, Neoliberalismo

Resumo

O intuito deste artigo consiste em examinar propostas para a educação de candidatos do partido Novo, a partir da análise do discurso de postagens publicadas no Instagram. Visa-se, com isso, investigar como essas propostas ancoram-se em relações de saber e de poder, as quais encontram-se atreladas à racionalidade neoliberal. Para isso, o foco de análise repousa sobre quatro postagens veiculadas no perfil do Instagram de candidatos do Partido Novo. O estudo segue uma abordagem descritivo-interpretativa de viés qualitativo. A fim de subsidiar as análises, valem-se das teorizações de Foucault (2008; 2009; 2010), de Dardot e Laval (2016) e de Laval (2004) e Sargentini (2015; 2017). O exame das propostas permite identificar as implicações da racionalidade neoliberal, a partir da priorização do mercado e do setor privado, por meio de práticas como a premiação dos “melhores” alunos e professores.

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Biografia do Autor

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Docente do Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH).

Thâmara Soares de Moura, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Patrícia Diógenes de Melo Brunet, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Paraíba

Docente do IFPB. Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

09-06-2023

Como Citar

SILVA, F. V. da; MOURA, T. S. de; BRUNET, P. D. de M. Sob a bandeira neoliberal: Exame de propostas para a educação em postagens de candidatos do partido novo no Instagram. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9779. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9779. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua