Concepções de ética em pesquisa na educação com população LGBTQIA+

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.9512

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Direitos Humanos, Pesquisa em Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de ética nas pesquisas desenvolvidas no âmbito da educação com a população LGBTQIA+ entre os anos de 2020 a 2022. A fundamentação teórica está alojada na zona fronteiriça entre Direitos Humanos (DH) e a Análise do Discurso (AD), de ordem francesa, pois acreditamos que a confluência teórica entre os referidos saberes condiz com as discussões mais contemporâneas no campo das Ciências Humanas. A metodologia de pesquisa é do tipo documental, pois estamos entendendo as produções acadêmicas como documentos passíveis de tratamento científico, pois representam ideologias e percepções localizadas dentro de um recorte de tempo e espaço social. Os dados que constituem o corpus deste artigo foram extraídos da plataforma digital Google Acadêmico, espaço virtual que agrega pesquisas científicas de várias procedências acadêmicas. Os resultados revelam uma concepção de ética universalista, sem muito foco nas especificidades da comunidade LGBTQIA+, sendo utilizada maneira genérica.

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Biografia do Autor

Bruno Gomes Pereira, Universidade de São Paulo

Docente e pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Ibirapuera (PPGE-UNIB). Doutor em Ensino de Língua e Literatura (Estudos Linguísticos) pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Thiago Luiz Sartori, Universidade de São Paulo

Doutorando em Mudança Social e Participação Política pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).

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Publicado

30-12-2023

Como Citar

PEREIRA, B. G.; SARTORI, T. L. Concepções de ética em pesquisa na educação com população LGBTQIA+. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023017, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.9512. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9512. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua