A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS

Auteurs

  • Rosangela Aparecida Galdi da Silva

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116

Mots-clés :

Educação Infantil, Profissionalidade, Cuidado-educação, Creche, Pré-Escola

Résumé

Este texto introduz a discussão acerca da profissionalidade docente, a partir da função dos professores de Educação Infantil. O objetivo é investigar a relação existente entre a função de cuidar-educar as crianças pequenas e o desenvolvimento profissional de seus professores. As experiências da Itália, Suécia e Portugal contribuíram para iluminar a discussão referente ao desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional das creches e pré-escolas. Nesta investigação, foram identificados desafios aos profissionais no que concerne ao estabelecimento de relação com a família das crianças, ao atendimento das necessidades das próprias crianças e, ainda, quanto à definição de currículo para a educação infantil. Os resultados evidenciam perspectivas para a busca da profissionalidade docente pelos professores de Educação Infantil.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i3.3116

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Publiée

2014-12-22

Comment citer

DA SILVA, R. A. G. A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A FUNÇÃO DE CUIDAR-EDUCAR AS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 3, p. 207–224, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i3.3116. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3116. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

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