MANUAIS ESCOLARES DE LÍNGUA MATERNA: UMA HISTÓRIA DE (DES)ENCANTAR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1668Palavras-chave:
manuais escolares, literacia, iniciação à leituraResumo
Os manuais escolares mantêm uma relação muito próxima com a sala de aula e, por conseguinte, com a prática docente. Os manuais tornaram-se um objecto tendencialmente totalitário que abarca conteúdos, guias de pedagogia e de avaliação sendo, em muitos casos, o único recurso didáctico utilizado. Procedendo-se à análise de alguns manuais do 1º Ciclo do Ensino Básico, e em especial, manuais do 1º ano de escolaridade, concluímos que o método sintético predomina e guia a prática dos docentes, que parecem esquecer que é sua tarefa ensinar as crianças a ler em situações efectivas de aprendizagem.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.