O ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE COMPREENSÃO LEITORA: UMA PROPOSTA COM LIVROS DE LITERATURA INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3783Palavras-chave:
Ensino da Leitura. Estratégia de Leitura. Literatura InfantilResumo
O presente artigo objetiva apresentar os resultados da tese defendida em 2014 no PPGE da UNESP – Presidente Prudente. O problema central da pesquisa consistiu em mostrar como um trabalho sistematizado sobre o ensino das estratégias de leitura contribuiu para o avanço na compreensão do texto literário. A metodologia utilizada constou de pesquisa teórica e pesquisa-ação, aplicada em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília/SP em 2011, na qual atuei como professora da turma. Os resultados revelam que a incorporação adequada das estratégias de compreensão contribuiu para a formação do leitor estratégico. Dentre as sete estratégias ensinadas destacam-se as apropriadas pelas crianças: conhecimento prévio, conexões, inferências e questões ao texto. A pesquisa colaborou também com a ampliação do acervo literário das crianças e com o desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.