Sala De Leitura: Formando Pequenos Leitores (Relato De Uma Experiência Que Deu Certo)
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.59Palavras-chave:
Leitura, Literatura Infantil, Contadores de Histórias, Tradição OralResumo
A biblioteca da UNESP de Presidente Prudente atende crianças e adolescentes. Percebeu-se que poderíamos fazer algo específico para a formação do leitor mirim e resolveu-se montar uma sala de leitura, com dois objetivos específicos: 1. Oferecer às crianças um contato diferente e prazeroso com o livro infantil; 2. Proporcionar ao futuros pedagogos, alunos do curso de Pedagogia da UNESP, oportunidade de conhecer a literatura infantil e diferentes maneiras de trabalhá-la em sala de aula, para formar o pequeno leitor. Uma sala com almofadas e livros infantis foi montada, os alunos tiveram acesso a literatura infantil, e aprenderam diferentes técnicas de se contar uma história. Criamos, então, "A Hora do conto" que atende crianças da creche da Universidade e crianças de Presidente Prudente e região, além de transportar as crianças ao mundo da fantasia do livro infantil; a criança e o aluno de Pedagogia têm contato com a oralidade do texto, resgatando as origens do ato de contar histórias. As crianças ainda têm oportunidade de desenvolver o senso crítico e a imaginação quando convidadas a interpretar a história contada com exercícios que envolvem arte-educação e interdisciplinaridade. Atividades que as crianças fazem brincando, enfatizam o aspecto positivo desse tipo de trabalho, que além de aproximar a criança do livro, a desperta para a leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.