Sala De Leitura: Formando Pequenos Leitores (Relato De Uma Experiência Que Deu Certo)

Auteurs

  • Renata Junqueira de Souza

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v3i3.59

Mots-clés :

Leitura, Literatura Infantil, Contadores de Histórias, Tradição Oral

Résumé

A biblioteca da UNESP de Presidente Prudente atende crianças e adolescentes. Percebeu-se que poderíamos fazer algo específico para a formação do leitor mirim e resolveu-se montar uma sala de leitura, com dois objetivos específicos: 1. Oferecer às crianças um contato diferente e prazeroso com o livro infantil; 2. Proporcionar ao futuros pedagogos, alunos do curso de Pedagogia da UNESP, oportunidade de conhecer a literatura infantil e diferentes maneiras de trabalhá-la em sala de aula, para formar o pequeno leitor. Uma sala com almofadas e livros infantis foi montada, os alunos tiveram acesso a literatura infantil, e aprenderam diferentes técnicas de se contar uma história. Criamos, então, "A Hora do conto" que atende crianças da creche da Universidade e crianças de Presidente Prudente e região, além de transportar as crianças ao mundo da fantasia do livro infantil; a criança e o aluno de Pedagogia têm contato com a oralidade do texto, resgatando as origens do ato de contar histórias. As crianças ainda têm oportunidade de desenvolver o senso crítico e a imaginação quando convidadas a interpretar a história contada com exercícios que envolvem arte-educação e interdisciplinaridade. Atividades que as crianças fazem brincando, enfatizam o aspecto positivo desse tipo de trabalho, que além de aproximar a criança do livro, a desperta para a leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

SOUZA, R. J. de. Sala De Leitura: Formando Pequenos Leitores (Relato De Uma Experiência Que Deu Certo). Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v3i3.59. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/59. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê