Livro Didático: Equívocos no Tratamento Metodológico da Poesia Infantil

Autores

  • Renata Junqueira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.132

Resumo

Este artigo envolve um estudo de caso, sobre o ensino da poesia em séries iniciais da escolarização. Foram sujeitos específicos desta pesquisa nove professoras e três coordenadoras pedagógicas de três escolas da cidade de Presidente Prudente. O artigo analisa o tratamento metodológico dado a poesia por alguns livros didáticos. Tal análise se fundamentou na conceituação da dimensão triádica do texto, que permite uma relação dialógica do leitor com o texto em três níveis: gramatical, semântico e pragmático. As conclusões obtidas do estudo apontaram para a verificação de um ensino monológico, onde o trabalho da poesia é reduzido ao ensino da rima e o aluno-leitor prejudicado por não aprender a ler a dimensão sócio-comunicativa do poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

SOUZA, R. J. de. Livro Didático: Equívocos no Tratamento Metodológico da Poesia Infantil. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.132. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/132. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê