Sala de aula invertida na formação continuada do professor ingressante na docência do ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.11168

Palavras-chave:

Formação Continuada, Professor Ingressante, Metodologia Ativa, Sala de Aula Invertida

Resumo

Esta pesquisa parte da premissa de que o exercício da docência é um desafio para os egressos dos diferentes cursos de licenciatura. Nesse contexto, elegeu-se como objetivo principal deste estudo analisar os resultados da formação continuada com o uso da metodologia ativa — sala de aula invertida — para docentes iniciantes no ensino fundamental, anos finais. Optou-se pelo uso da abordagem qualitativa e pela metodologia de investigação-ação. O estudo foi realizado em uma rede de educação privada, situada em Brasília (DF), com seis docentes ingressantes, em três colégios. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: entrevista, questionário, oficinas e grupo focal. Os resultados apontaram que o programa de formação continuada oferece um importante apoio pedagógico para o enriquecimento das aulas. A conclusão deste estudo destaca como o programa contribuiu para a atuação dos professores que participaram desta pesquisa, evidenciando uma mudança de perspectiva no uso e na aplicação da metodologia ativa.

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Biografia do Autor

  • Wilca Rodrigues Esteves, Associação Planalto Central

    Colégio Adventista de Jundiaí (CAJ), Jundiaí – SP – Brasil. Mestra em Educação pelo UNASP. Orientadora Educacional – Ensino Fundamental anos Finais e Ensino Médio.

  • Silvia Cristina de Oliveira Quadros, Centro Universitário Adventista de São Paulo

    Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), Engenheiro Coelho – SP – Brasil. Pós-doutorado em Educação, Doutorado em Letras. Coordenadora e Docente do Mestrado Profissional em Educação. 

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Publicado

21-08-2025

Como Citar

Sala de aula invertida na formação continuada do professor ingressante na docência do ensino fundamental anos finais. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025009, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.11168. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/11168. Acesso em: 27 dez. 2025.

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