O JOGO DE PAPÉIS COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Giselle Modé Magalhães
  • Afonso Mancuso de Mesquita Instituto Municipal de Educação Superior de São Manuel - IMES

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727

Palavras-chave:

Emancipação humana, Politização do professor, Ensino, Jogo de papéis

Resumo

O presente trabalho insere-se no diálogo da Psicologia Histórico-Cultural com os processos pedagógicos da Educação Infantil. Aborda-se os conteúdos trazidos por Daniíl Elkonin, autor russo que dedicou seus estudos à periodização do desenvolvimento humano e ao processo de surgimento do jogo na estrutura da atividade do indivíduo, para afirmar que cabe à escola intervir no jogo de papéis como atividade pedagógica da idade pré-escolar. Defende-se aqui uma educação que desnaturalize a mercantilização das relações humanas posta na sociedade capitalista, à medida que, por meio do jogo de papéis, o professor pode ensinar atitudes anticapitalistas às crianças, fortalecendo a luta pela emancipação humana. Conclui-se que o ensino de tais atitudes passa não só pela formação do professor, como também pela sua politização e engajamento na condução da educação pública. Para tanto sugere-se a criação de espaços com atividades culturais, que podem promover o diálogo e a reflexão da categoria.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giselle Modé Magalhães

    Giselle Modé Magalhães

     

    Graduada em Psicologia pela UNESP, Campus de Bauru.

    Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara.

    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara.

    Área de Estudo: Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação, Educação Infantil.

    Linha de Pesquisa: Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade.

    Endereço: R. Sebastião Silveira Franco, 3103, bloco 03, apto 34. Vila Paulista. Pirassununga – SP

    CEP 13632-216

    E-mail: giselle_mode@yahoo.com.br

     

  • Afonso Mancuso de Mesquita, Instituto Municipal de Educação Superior de São Manuel - IMES

    Afonso Mancuso de Mesquita

     

    Graduado em Psicologia pela UNESP, Campus de Bauru.

    Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara.

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília.

    Área de Estudo: Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação.

    Linha de Pesquisa: Teorias e Práticas Pedagógicas.

    Endereço: R. Comendador Pedro Morganti, 649. São José, Araraquara – SP

    CEP: 14800-200

    E-mail: afonso.mancuso.mesquita@gmail.com

Downloads

Publicado

12-03-2014

Edição

Seção

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Como Citar

O JOGO DE PAPÉIS COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 266–279, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2727. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2727. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 768

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.