O trabalho pedagógico com primeiro ano de vida dentro dos berçários: uma revisão bibliográfica em base internacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8324

Palavras-chave:

primeiro ano de vida, bebês, trabalho pedagógico, educação infantil

Resumo

O presente artigo é resultado do trabalho de iniciação científica, cujo objetivo foi compreender o estado da arte sobre o trabalho pedagógico com bebês (0 a 1 ano) na literatura internacional. Trata-se, portanto, de uma pesquisa bibliográfica realizada na base Web of Science, que localizou e analisou como a literatura científica tem descrito o trabalho pedagógico com bebês em diferentes partes do mundo nos últimos 5 (cinco) anos. Utilizou-se como descritores: babies, toddler, early childhood, early childhood education, kindergarten e nursery, os quais foram utilizados agrupados e separadamente. Os resultados foram filtrados pelos campos psicologia da educação e pedagogia. Foi feita a leitura dos resumos dos artigos remanescentes e seleção de 15 (quinze) artigos para leitura completa. Os conteúdos encontrados na leitura dos artigos foram categorizados e separados em 4 (quatro) temáticas relacionadas com os objetivos da pesquisa, quais sejam: práticas pedagógicas e concepções dos educadores; interação educador e crianças; aprendizagem das crianças; e a relação entre cuidar e educar. Os resultados indicam temáticas relevantes e diversidade teórica, o que nos aponta para a falta de especificidade ainda presente na educação infantil

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Biografia do Autor

Giselle Modé Magalhães, UFSCar/São Carlos/SP

Professora Adjunta no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/São Carlos/SP). Doutorado em Educação Escolar (UNESP/Araraquara/SP).

Júlia Godoy, https://orcid.org/0000-0001-9547-5073

Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar

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Publicado

01-12-2020

Como Citar

MAGALHÃES, G. M.; GODOY, J. O trabalho pedagógico com primeiro ano de vida dentro dos berçários: uma revisão bibliográfica em base internacional. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 222–237, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8324. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8324. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

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Artigos Publicação Contínua