A educação ambiental histórico-crítica: uma construção coletiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31iesp.1.8293

Palavras-chave:

Educação ambiental, Pedagogia histórico-crítica, Materialismo histórico-dialético

Resumo

Este ensaio teórico busca discutir a necessária construção coletiva que envolve a educação ambiental histórico-crítica. A educação ambiental fundamentada na Pedagogia Histórico Crítica vem se constituindo nos últimos anos enquanto uma perspectiva crítica radicalmente sustentada pelo materialismo histórico-dialético. O Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, em sua produção, individuais e coletivas, vem se dedicando ao aprofundamento da educação ambiental histórico crítica. Com isso, neste contexto, buscaremos tratar de alguns pontos da educação ambiental fundamentada na Pedagogia Histórico Crítica, enquanto processo de construção coletiva que vem se dando nos últimos anos de maneira mais intensa, como a relação entre a pedagogia histórico crítica e os conteúdos escolares/curriculares; a relação sociedade e natureza como objeto interdisciplinar da educação ambiental; e reflexões iniciais sobre os conteúdos da educação ambiental histórico crítica. Assim, a relação sociedade e ambiente como objeto interdisciplinar de pesquisa e a unidade entre conteúdos e forma da educação ambiental são pontos-chave para a construção coletiva da educação ambiental crítica, fundamentada no materialismo histórico-dialético e na pedagogia histórico-crítica. Portanto, destacamos e enfatizamos a necessidade de continuarmos no processo de produção do conhecimento no sentido de aprofundamento sobre a relação entre conteúdo e forma na prática pedagógica histórico-crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Agudo, UNIFEI/GO

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP-Bauru). Docente do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)/GO.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

Doutora em Educação (UFSCar/SCar). Docente aposentada do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Botucatu) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (UNESP/Bauru).

Referências

AGUDO, M. M.; TEIXEIRA, L. A. Para além da água como mercadoria. Coleciona Fichário d@ educador ambiental. 15 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2018.

JUNQUEIRA, J. N. Por uma educação ambiental histórico-crítica na escola. Tese

(Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação

para a Ciência. Bauru, 2014.

LIBÂNEO, J. C. Que destino os educadores darão à Pedagogia? In: PIMENTA, S. G. (Coord.). Pedagogia: ciência da educação? 6 ed., São Paulo: Cortez, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1974.

MARX, K.; ENGELS, F. O capital: crítica da economia política: Livro I. 30 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

MARX, K. En defensa de la libertad: los artículos de la Gaceta Renana 1842-1843. Cuenca, Valencia: Graficas Torsan, 1983.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. 4 reimpr. São Paulo: Boitempo, 2010.

OLIVEIRA, H. T. Educação ambiental – ser ou não ser uma disciplina: essa é a principal questão?! In: BRASIL. MEC/MMA. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Coordenação: Soraia Silva de Mello e Rachel Trajber.

Brasília, UNESCO, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas:

Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2 ed. Campinas: Autores

Associados, 2012.

Downloads

Publicado

01-12-2020

Como Citar

AGUDO, M. de M.; TOZONI-REIS, M. F. de C. A educação ambiental histórico-crítica: uma construção coletiva. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, n. esp.1, p. 143–159, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31iesp.1.8293. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/8293. Acesso em: 18 abr. 2024.