TDAH: CONCEITOS VAGOS, EXISTÊNCIA DUVIDOSA

Autores

  • Lygia de Sousa Viégas Faculdade de Educação da UFBA
  • Ariane Rocha Felício de Oliveira Faculdade de Educação da UFBA

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2736

Palavras-chave:

TDAH, Medicalização, Análise crítica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo criticar os discursos científicos que defendem a existência do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) como doença neurobiológica de origem genética, e que, por conseguinte, apresentam propostas de diagnóstico e tratamento para crianças e adolescentes teoricamente portadores desse suposto transtorno. Para tanto, analisa um conjunto de publicações científicas sobre o tema, disponíveis no Scielo, banco de artigos científicos indexados de grande respeitabilidade, dando enfoque, sobretudo, ao campo da neurologia e da psicologia. As críticas sustentam-se a partir do debate em torno da medicalização da vida. Espera-se, com esse artigo, alimentar o debate sobre a educação medicalizada, contribuindo, assim, para sua superação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2736

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lygia de Sousa Viégas, Faculdade de Educação da UFBA

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (1999), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Atualmente, é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia Social, atuando principalmente no âmbito da escola pública e das políticas sociais. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, e membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Ariane Rocha Felício de Oliveira, Faculdade de Educação da UFBA

Psicóloga pela Faculdade Social da Bahia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

09-04-2014

Como Citar

VIÉGAS, L. de S.; FELÍCIO DE OLIVEIRA, A. R. TDAH: CONCEITOS VAGOS, EXISTÊNCIA DUVIDOSA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 39–58, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2736. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/2736. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê