Desenvolvimento de ferramentas do processo educacional no estudo da história

caso “a influência da midiatização na formação da memória histórica entre alunos que visitaram exposições dedicadas à Segunda Guerra Mundial”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.11277

Palavras-chave:

Mídia, Topos do espaço-tempo midiático, Lócus do espaço-tempo midiático, Valores, Memória midiática

Resumo

Este estudo investiga como as representações mediáticas da história influenciam a memória histórica dos estudantes no contexto educacional. A pesquisa baseia-se na visita de alunos à exposição Cidade Heróica Leningrado, em São Petersburgo, utilizando grupos focais, análise de intenção e análise de conteúdo. Os resultados mostram que a exposição despertou envolvimento emocional e reflexão crítica sobre a influência dos meios de comunicação na compreensão do passado. Três eixos principais emergiram: percepção espaço-temporal da memória, papel dos canais midiáticos e releitura dos eventos históricos. Conclui-se que experiências educativas mediadas fortalecem o pensamento histórico e a formação da identidade dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viktor Sidorov, Universidade Estatal de São Petersburgo

    Universidade Estatal de São Petersburgo – São Petersburgo – Rússia. Doutor em Filosofia, Professor do Departamento de Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa.

Referências

ANKERSMIT, F. R. Vozvyshennyy istoricheskiy opyt [Sublime historical experience]. Moscow: Evropa, 2007.

ARTAMONOV, D. S. Vremya v tsifrovoy istorii [Time in digital history]. Filosofiya. Psikhologiya. Pedagogika, v. 21, n. 2, p. 125-129, 2021.

ARTAMONOV, D. S.; TIKHONOVA, S. V. Istoricheskaya epistemologiya v kontekste tsifrovogo povorota: mediapamyat’ i setevye subyekty istoricheskogo znaniya [Historical epistemology in the digital turn: media memory and network subjects]. In: SHIPOVALOVA, L. V. (ed.). Istoricheskaya epistemologiya: istoriya, ontologiya, epistemologiya [Historical epistemology: history, ontology, epistemology]. St. Petersburg: Fond razvitiya konfliktologii, 2019. p. 41-46.

ARTAMONOV, D. S.; TIKHONOVA, S. V. Mediatizatsiya istorii i problemy istoricheskogo obrazovaniya v tsifrovom mire [Mediatization of history and problems of historical education in the digital world]. In: ANDREEVA, Y.; RAKHIMBAEVA, I. E. (eds.). Sovremennoye kul’turno-obrazovatel’noye prostranstvo gumanitarnykh i sotsial’nykh nauk [Cultural and educational space of humanities and social sciences]. Saratov: Istochnik, 2020. p. 357-365.

ARTAMOSHKINA, L. E. Topos, landshaft, biografiya: kontsept kul’turnoy pamyati [Topos, landscape, biography: the concept of cultural memory]. Vestnik Kostromskogo gosudarstvennogo universiteta im. N. A. Nekrasova, v. 19, n. 2, p. 174-178, 2013.

BAUMAN, Z. Tekuchaya modernost’ [Liquid modernity]. St. Petersburg: Piter, 2008. 240 p.

BOGDEVICH, E. Ch. Topos kak prostranstvo pamyati: struktura, semantika, mekhanizmy razvitiya [Topos as a space of memory: structure, semantics, mechanisms of development]. Filologos, v. 26, n. 2, p. 12-19, 2019.

BUBNOV, A. Y.; SAVELEVA, M. A. Pamyat’ o raspade SSSR v kontekste razlomov sovremennogo rossiyskogo obshchestvennogo soznaniya (analiz Telegram) [Memory of the USSR collapse in contemporary Russian societal fractures (Telegram-based analysis)]. Politicheskie nauki, n. 6, p. 79-97, 2022.

DIJCK, J. Mediated memories in the digital age. Stanford: Stanford University Press, 2007.

ERLL, A. Literature, film, and the mediality of cultural memory. Berlin: De Gruyter, 2008.

EXHIBITION PROJECT: Hero City Leningrad. Dedicated to the 80th anniversary of the city’s complete liberation from the Nazi blockade. Manege, 2024. Disponível em: https://manege.spb.ru/events/vystavochnyj-proekt-gorod-geroj-leningrad/. Acessado em: 26 jul. 2025.

JANSSON, A. Texture: a key concept for communication geography. European Journal of Cultural Studies, v. 10, n. 2, p. 185-202, 2007.

KOSTINA, E. N. Pamyat’, zabveniye, identichnost’: dialektika yavleniy [Memory, oblivion, identity: dialectics of phenomena]. Seriya Gumanitarnye nauki, v. 153, n. 1, p. 60-65, 2011.

NIKOLAYCHUK, I. A.; YANGLYAEVA, M. M.; YAKOVA, T. S. Upravleniye proshlym: mass-media, mifotvorchestvo, identichnost’ [Managing the past: mass media, myth-making, identity]. Moscow: IKAR, 2020.

NIM, E. G. Mediaprostor: osnovnyye napravleniya issledovaniya [Media space: main research directions]. Biznes. Obshchestvo. Vlast’, n. 14, p. 31–41, 2013.

ORTEGA Y GASSET, J. Ocherki o Ispanii [Essays on Spain]. Kiev: Novyy Krug; Port-Royal, 1994.

PLATO, A. von. Eyewitnesses and historical scholarship. BIOS: Journal for Biographical Research and Oral History, n. 1, p. 5-29, 2000.

POPOVA, O. V. Politicheskiy analiz i prognozirovanie [Political analysis and forecasting]. Moscow: Aspekt Press, 2011. 464 p.

REMIZOV, V. A. Mediafilosofiya kak mekhanizm “abstraktnoy mashiny” i nositel’ kul’tury “novoy ratsional’nosti” [Media philosophy as a mechanism of the “abstraction machine” and carrier of the “new rationality” culture]. Vestnik MGUKI, v. 75, n. 1, p. 39-47, 2017.

REPINA, L. P. Istoricheskaya nauka na rubezhe XX–XXI vekov: sotsial’nye teorii i istoriograficheskaya praktika [Historical science at the turn of the 20th–21st centuries]. Moscow: Krug, 2011. 560 p.

REPINA, L. P. Pamyat’ sobytiy v prostranstvenno-vremennykh izmereniyakh [Memory of events in space and time dimensions]. Istoriya Mezhdunarodnye otnosheniya, v. 20, n. 1, p. 34–40, 2020.

USPENSKY, V. A. Apologiya matematiki: sbornik statey [Apologia of mathematics: collected articles]. St. Petersburg: Amfora, 2012. 554 p.

ZHIGALOVA, M. M.; ISKHAKOV, R. L. Nochnaya zhurnalistika v mediasrede: osobennosti funktsionirovaniya [“Night” journalism in the media space: features of functioning]. Problemy obrazovaniya, nauki i kul’tury, v. 23, n. 2, p. 11-19, 2017.

ŽIŽEK, S. The plague of fantasies. Kharkov: Gumanitarnyy tsentr, 2014.

Publicado

05-12-2025

Edição

Seção

Internacional

Como Citar

Desenvolvimento de ferramentas do processo educacional no estudo da história: caso “a influência da midiatização na formação da memória histórica entre alunos que visitaram exposições dedicadas à Segunda Guerra Mundial”. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025013, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.11277. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/11277. Acesso em: 6 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 97

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.