Adaptação sócio-psicológica dos estudantes ao escolher a direção do condicionamento físico geral no processo educativo e de treinamento
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9747Palavras-chave:
Características de adaptação sócio-psicológica, Escolha, SatisfaçãoResumo
O estudo examina as características distintivas da adaptação sociopsicológica dos estudantes da Universidade Industrial de Tyumen no contexto do condicionamento físico em relação à satisfação com a escolha da direção do condicionamento físico geral. As características da adaptação sociopsicológica são avaliadas pelo Teste Rogers-Dymond de Ajuste Pessoal e examinadas. O estudo revela a relação entre as características da adaptação sociopsicológica e a satisfação com a escolha da direção do treinamento físico geral. A satisfação dos estudantes com sua escolha no processo de treinamento físico mostra uma correlação positiva pronunciada com a autoaceitação, a interioridade e o conforto emocional. A insatisfação com a escolha está fortemente correlacionada com o escapismo (ato de evitar problemas). Como resultado, os alunos satisfeitos com sua escolha assumem mais frequentemente a responsabilidade, demonstram maior autoaceitação e aceitação dos outros e mais frequentemente experimentam conforto emocional e desejo de dominar.
Downloads
Referências
ANDREEVA, G. M. Sotsialnaia psikhologiia. Moscow: Aspekt-Press, 2009. 362 p.
ARAKI, M. E. Polymathy: A new outlook. Journal of Genius and Eminence, v. 3, n. 1, p. 66-82, 2018.
CHERNOBROVKINA, C. V.; GRUSHKO, N. V. Lichnostnye i motivatsionnye faktory sotsialno-psikhologicheskoi adaptatsii studentov vuza s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia. Herald of Omsk University. Series “Psychology”, n. 3, p. 39-51, 2017.
CHINYU MOZGI I MEBEL'. Oleg Gennadievich Matveev-Gendrikson, family psychologist and restorer. Oprosnik sotsialno-psikhologicheskoi adaptatsii R. Daimonda - K. Rozhdersa. 1970. Available in: http://smogendrr.ru/simplepsy/oprosnik-sotsialno-psihologicheskoj-adaptatsii-r-dajmonda-k-rodzhersa. Access: 8 Oct. 2021.
COLANGELO, N.; WOOD, S. Counseling the gifted: Past, present, and future directions. Journal of Counsel and Development, v. 93, n. 2, p. 133-142, 2015a.
COLANGELO, N.; WOOD, S. Introduction to the special section: Counseling the gifted individual. Journal of Counsel and Development, v. 93, n. 2, p. 131-132, 2015b.
DAVYDOV, V. V. Vidy obobshcheniia v obuchenii: Logiko-psikhologicheskie problemy postroeniia uchebnykh predmetov. 2. ed. Moscow: Aspekt-Press; Psychology Institute of the Russian Academy of Education, 2000. 478 p.
EXTREMERA, N.; REY, L. Ability emotional intelligence and life satisfaction: Positive and negative affect as mediators. Journal of Personality and Individual Differences, v. 102, p. 98-101, 2016.
GREEN, M. J. Helping build lives: Career and life development of gifted and talented students. Journal of Professional School Counseling, v. 1, n. 10, p. 34-42, 2006.
IAKOVLEVA, T. N. Mnenie studencheskoi molodezhi ob udovletvorennosti professionalnym vyborom i kachestvom obucheniia v vuze. In: MURZINA, Z. V.; NIKOLAEVA, G. V.; RUSSKOV, S. P. (Eds.). Proceedings of the International Scientific-Practical Conference “Sovremennye tendentsii razvitiia sistemy obrazovaniia”. Cheboksary: Publishing House Sreda, 2018. p. 218-223.
IDOBAEVA, O. A. K postroeniiu modeli issledovaniia psikhologicheskogo blagopoluchiia lichnosti: psikhologo-razvitiinyi i psikhologo-pedagogicheskii aspekty. Tomsk State University Journal, n. 351, p. 128-133, 2011.
KARAPETIAN, L. V. Prediktory emotsionalno-lichnostnogo blagopoluchiia. Chast 1: internalnye pozitivnye prediktory [Predictors of emotional and personal well-being. Part 1: internal positive predictors]. Izvestia. Ural Federal University Journal. Series 1: Problems of Education, Science and Culture, n. 2, p. 65-73, 2018.
KRYSKO, V. G. Sotsialnaia psikhologiia: Skhemy i kommentarii. Moscow: VLADOSPRESS, 2001. 208 p.
KULIK, A. A.; AKIMOVA, A. A. Subektivnoe blagopoluchie molodezhi (na primere studentov pervykh i vypusknykh kursov). Scholarly Notes of Transbaikal State University, v. 2, n. 11, p. 170-182, 2016.
KULIK, A. A.; NAUMOVA, V. A. Vzaimosviaz psikhologicheskogo blagopoluchiia i lichnostnykh resursov na raznykh vozrastnykh etapakh. Human Capital, v. 6, n. 150, p. 103-113, 2021.
LIU, Y.; WANG, Z.; LÜ, W. Resilience and affect balance as mediators between trait emotional intelligence and life satisfaction. Journal of Personality and Individual Differences, v. 7, n. 54, p. 850-855, 2013.
SHEINOV, V. P. Sviaz emotsionalnogo intellekta, lokusa kontrolia i udovletvorennosti zhizniu. Institute of Psychology of the Russian Academy of Sciences. Social and Economic Psychology, v. 5, n. 4, p. 155-170, 2020.
TIURINA, N. V. Poniatie adaptatsii sovremennoi psikhologii. Vestnik of Astrakhan State Technical University, n. 5, p. 152-157, 2007.
TKACHENKO, N. N. Sotsialno-psikhologicheskaia adaptatsiia studentov v obrazovatelnoi srede raznogo tipa. Azimuth of Scientific Research: Pedagogy and Psychology, v. 7, n. 4, p. 358-360, 2018.
ZEER, E. F. Modernizatsiia professionalno-pedagogicheskogo obrazovaniia: Innovatsionnyi aspekt. Education and Science, n. 6, p. 44-54, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.