Adaptação sócio-psicológica dos estudantes ao escolher a direção do condicionamento físico geral no processo educativo e de treinamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9747

Palavras-chave:

Características de adaptação sócio-psicológica, Escolha, Satisfação

Resumo

O estudo examina as características distintivas da adaptação sociopsicológica dos estudantes da Universidade Industrial de Tyumen no contexto do condicionamento físico em relação à satisfação com a escolha da direção do condicionamento físico geral. As características da adaptação sociopsicológica são avaliadas pelo Teste Rogers-Dymond de Ajuste Pessoal e examinadas. O estudo revela a relação entre as características da adaptação sociopsicológica e a satisfação com a escolha da direção do treinamento físico geral. A satisfação dos estudantes com sua escolha no processo de treinamento físico mostra uma correlação positiva pronunciada com a autoaceitação, a interioridade e o conforto emocional. A insatisfação com a escolha está fortemente correlacionada com o escapismo (ato de evitar problemas). Como resultado, os alunos satisfeitos com sua escolha assumem mais frequentemente a responsabilidade, demonstram maior autoaceitação e aceitação dos outros e mais frequentemente experimentam conforto emocional e desejo de dominar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Babina, Industrial University of Tyumen (IUT), Tyumen – Russia

Associate professor.

Evgeny Berezuev, Agrarian University of the Northern Trans-Urals, Tyumen – Russia

Associate professor.

Marina Artamonova, Industrial University of Tyumen (IUT), Tyumen – Russia

Associate professor.

Sergey Utusikov, Industrial University of Tyumen (IUT), Tyumen – Russia

Associate professor.

Referências

ANDREEVA, G. M. Sotsialnaia psikhologiia. Moscow: Aspekt-Press, 2009. 362 p.

ARAKI, M. E. Polymathy: A new outlook. Journal of Genius and Eminence, v. 3, n. 1, p. 66-82, 2018.

CHERNOBROVKINA, C. V.; GRUSHKO, N. V. Lichnostnye i motivatsionnye faktory sotsialno-psikhologicheskoi adaptatsii studentov vuza s ogranichennymi vozmozhnostiami zdorovia. Herald of Omsk University. Series “Psychology”, n. 3, p. 39-51, 2017.

CHINYU MOZGI I MEBEL'. Oleg Gennadievich Matveev-Gendrikson, family psychologist and restorer. Oprosnik sotsialno-psikhologicheskoi adaptatsii R. Daimonda - K. Rozhdersa. 1970. Available in: http://smogendrr.ru/simplepsy/oprosnik-sotsialno-psihologicheskoj-adaptatsii-r-dajmonda-k-rodzhersa. Access: 8 Oct. 2021.

COLANGELO, N.; WOOD, S. Counseling the gifted: Past, present, and future directions. Journal of Counsel and Development, v. 93, n. 2, p. 133-142, 2015a.

COLANGELO, N.; WOOD, S. Introduction to the special section: Counseling the gifted individual. Journal of Counsel and Development, v. 93, n. 2, p. 131-132, 2015b.

DAVYDOV, V. V. Vidy obobshcheniia v obuchenii: Logiko-psikhologicheskie problemy postroeniia uchebnykh predmetov. 2. ed. Moscow: Aspekt-Press; Psychology Institute of the Russian Academy of Education, 2000. 478 p.

EXTREMERA, N.; REY, L. Ability emotional intelligence and life satisfaction: Positive and negative affect as mediators. Journal of Personality and Individual Differences, v. 102, p. 98-101, 2016.

GREEN, M. J. Helping build lives: Career and life development of gifted and talented students. Journal of Professional School Counseling, v. 1, n. 10, p. 34-42, 2006.

IAKOVLEVA, T. N. Mnenie studencheskoi molodezhi ob udovletvorennosti professionalnym vyborom i kachestvom obucheniia v vuze. In: MURZINA, Z. V.; NIKOLAEVA, G. V.; RUSSKOV, S. P. (Eds.). Proceedings of the International Scientific-Practical Conference “Sovremennye tendentsii razvitiia sistemy obrazovaniia”. Cheboksary: Publishing House Sreda, 2018. p. 218-223.

IDOBAEVA, O. A. K postroeniiu modeli issledovaniia psikhologicheskogo blagopoluchiia lichnosti: psikhologo-razvitiinyi i psikhologo-pedagogicheskii aspekty. Tomsk State University Journal, n. 351, p. 128-133, 2011.

KARAPETIAN, L. V. Prediktory emotsionalno-lichnostnogo blagopoluchiia. Chast 1: internalnye pozitivnye prediktory [Predictors of emotional and personal well-being. Part 1: internal positive predictors]. Izvestia. Ural Federal University Journal. Series 1: Problems of Education, Science and Culture, n. 2, p. 65-73, 2018.

KRYSKO, V. G. Sotsialnaia psikhologiia: Skhemy i kommentarii. Moscow: VLADOSPRESS, 2001. 208 p.

KULIK, A. A.; AKIMOVA, A. A. Subektivnoe blagopoluchie molodezhi (na primere studentov pervykh i vypusknykh kursov). Scholarly Notes of Transbaikal State University, v. 2, n. 11, p. 170-182, 2016.

KULIK, A. A.; NAUMOVA, V. A. Vzaimosviaz psikhologicheskogo blagopoluchiia i lichnostnykh resursov na raznykh vozrastnykh etapakh. Human Capital, v. 6, n. 150, p. 103-113, 2021.

LIU, Y.; WANG, Z.; LÜ, W. Resilience and affect balance as mediators between trait emotional intelligence and life satisfaction. Journal of Personality and Individual Differences, v. 7, n. 54, p. 850-855, 2013.

SHEINOV, V. P. Sviaz emotsionalnogo intellekta, lokusa kontrolia i udovletvorennosti zhizniu. Institute of Psychology of the Russian Academy of Sciences. Social and Economic Psychology, v. 5, n. 4, p. 155-170, 2020.

TIURINA, N. V. Poniatie adaptatsii sovremennoi psikhologii. Vestnik of Astrakhan State Technical University, n. 5, p. 152-157, 2007.

TKACHENKO, N. N. Sotsialno-psikhologicheskaia adaptatsiia studentov v obrazovatelnoi srede raznogo tipa. Azimuth of Scientific Research: Pedagogy and Psychology, v. 7, n. 4, p. 358-360, 2018.

ZEER, E. F. Modernizatsiia professionalno-pedagogicheskogo obrazovaniia: Innovatsionnyi aspekt. Education and Science, n. 6, p. 44-54, 2006.

Publicado

20-12-2022

Como Citar

BABINA, A.; BEREZUEV, E.; ARTAMONOVA, M.; UTUSIKOV, S. Adaptação sócio-psicológica dos estudantes ao escolher a direção do condicionamento físico geral no processo educativo e de treinamento. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022025, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9747. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/9747. Acesso em: 16 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)