REPRESENTAÇÕES ACERCA DA PRESENÇA DE EGRESSOS/AS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6089

Palavras-chave:

Representação social. EJA. Ensino superior

Resumo

O presente artigo surge como consequência de pesquisa que pretendeu identificar egressos/as da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Ensino Superior, a fim de analisar as condições que concorreram para a inserção e, sobretudo, permanência desses sujeitos na vida universitária. Devido à natureza do objeto de investigação, tratou-se de pesquisa qualitativa,  a coleta de dados se deu, especificamente, por meio da entrevista narrativa. Para o desenvolvimento da reflexão proposta neste artigo nos apropriamos do conceito de Representações Sociais, a reflexão se justifica por reações  que encontramos em campo  ao procurar tais sujeitos na  Universidade. Pretendemos analisar as razões que historicamente contribuíram para a imagem atualmente em voga em torno do educando da EJA. As reflexões realizadas nessa empreitada sugerem que a identificação da EJA com a alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas, bem como as altas taxas de interrupção do processo de escolarização, sobretudo na fase inicial, alimentam no imaginário coletivo uma representação afastada da realidade, posto que se observa a presença cada vez maior de jovens freqüentes à modalidade de Educação de Jovens e Adultos e a busca da continuidade dos estudos se revela também como uma realidade cada vez mais presente na EJA. Nesses termos, sua inserção no nível superior em instituição pública longe de se mostrar uma impossibilidade tem se revelado cada vez mais uma realidade

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Biografia do Autor

Neilton Castro da Cruz, Prefeitura de Porto Seguro

Doutor em Educação pela FaE-UFMG

Carmem Lucia Eiterer, UFMG

Professora do Programa de Pós Graduação em Educacao - Conhecimento e Inclusão Social

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

DA CRUZ, N. C.; EITERER, C. L. REPRESENTAÇÕES ACERCA DA PRESENÇA DE EGRESSOS/AS DA EJA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 30, n. 1, 2019. DOI: 10.32930/nuances.v30i1.6089. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/6089. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Práticas Pedagógicas