Política institucional de gênero e sexualidade em universidades federais brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v36i00.10848

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero, Políticas de inclusão social, Educação Superior

Resumo

Ao longo do último século, temas como gênero e sexualidade têm ganhado notoriedade, fortalecendo movimentos sociais, tais como grupos feministas e LGBTQIA+, que passaram a influir nas produções acadêmicas e na consolidação de políticas públicas. A universidade, como instituição de produção e difusão de conhecimentos, precisa estar atenta a essas questões. Nessa direção, este estudo objetiva mapear a consolidação de políticas institucionais de diversidade de gênero e sexualidade em Instituições de Educação Superior no contexto brasileiro. Caracteriza-se como uma pesquisa documental. A busca realizada nas universidades federais identificou 48 políticas de uso do nome social, 16 universidades com políticas de ações afirmativas e 2 políticas de diversidade de gênero e sexual. A pesquisa revelou que a autonomia universitária possibilita avanços dos direitos da comunidade LGBTQIA+, embora o preconceito ainda respalde a inexistência de políticas em algumas universidades brasileiras.

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Biografia do Autor

Fernando Soares da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – Mato Grosso do Sul (MS) – Brasil. Mestre em Administração Pública em Rede Nacional (UFGD). Graduado em Ciências Econômicas pela Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” (2005). Economista da Universidade Federal da Grande Dourados.

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – Mato Grosso do Sul (MS) – Brasil. Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - Unesp/Araraquara. Licenciada em Educação Física pela UFG e Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos. É docente da Faculdade de Educação da UFGD e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Administração Pública da mesma instituição.

Cássia Cristina Furlan, Universidade Federal da Grande Dourados

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados – Mato Grosso do Sul (MS) – Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná. É docente da Faculdade de Educação da UFGD e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Administração Pública da mesma instituição.

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Publicado

17-03-2025

Como Citar

SILVA, F. S. da; SOUZA, K. R.; FURLAN, C. C. Política institucional de gênero e sexualidade em universidades federais brasileiras. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 36, n. 00, p. e025002, 2025. DOI: 10.32930/nuances.v36i00.10848. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/10848. Acesso em: 2 abr. 2025.